Estrada Nacional 389, designação pela qual é conhecida a ligação entre Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, e Garvão, no concelho de Ourique, atravessando, claro está, a Vila de Colos, e é por esta via que, maioritariamente, se entra e sai de Colos.
Grande parte do movimento Sines / Algarve faz-se também por esta via, a camionagem pesada faz a ligação ao IC1 em Ourique evitando assim a deslocação via Grândola ou via Alvalade-Sado, encurtando caminho a partir do Cercal de Alentejo e poupando tempo e kilómetros, mas, inexplicavelmente, esta importante via de ligação interior com cerca de 40Km, não é alvo de uma reparação a sério á vários e longos anos, tornando a convivência entre ligeiros e pesados muito complicada em determinados pontos.
Enigmaticamente parece que ninguem sabe o porquê da nacional 389 nunca ser prioridade quando se fala de intervenções de fundo em infra-estruturas rodoviárias locais e regionais, uma fonte bem colocada nas Estradas de Portugal, a uma pergunta minha sobre o assunto respondeu assim: "na 389 não deixam fazer nada".....grande ponto de interrogação, mas porquê? Não se sabe, ao que tudo indica é segredo de estado, mas quando vemos algumas vias secundárias e outras estradas nacionais com menos movimento que a 389 serem alvo de grandes requalificações, intervenções e reparações, ficamos a pensar que isto é um ficheiro secreto.
A estrada tem sido alvo de pequenas reparações e manutenção, intervenções sorvedoras de dinheiro e desajustadas para o tráfego existente, rapidamente a estrada volta aos mesmos defeitos de sempre, buracos, bermas baixas, vegetação lateral, valetas entupidas, etc, etc.....com a agravante de a estrada cruzar três concelhos diferentes, Santiago do Cacém, Odemira e Ourique, com as diversas obras de empreitada de manutenção e reparação serem apenas concelhias a estrada parece partida em três bocados diferentes conforme é a área geográfica que atravessa.
Na altura que escrevo, Março de 2010, a estrada está razoável, alvo de reparações localizadas e cirúrgicas e embora com um inverno rigoroso e exigente, a 389 está transitável embora oscile, em termos de circulação e conforto, entre a bom e péssimo, e não se compreende as intervenções apenas em alguns pontos, onde a estrada ficou boa, com um bom tapete de asfalto, boas bermas, bom escoamento de águas residuais, etc.... quando noutros pontos a situação é exactamente a oposta, tudo na mesma estrada, curioso não é?