Uma boa organização garantiu o sucesso da realização da I Feira Romana na Escola de Colos, professores, auxiliares, alunos e alunas, todos, ou quase todos, envolvidos de alma e coração no acontecimento proporcionaram a todos os pais, visitantes e amigos um dia diferente e agradável.
Por toda a escola havia barraquinhas com venda de produtos feitos pelos alunos, também desde produtos hortícolas, doçaria da região entre outras coisas, a escolha era variada e foi uma agradável surpresa.
Havia também uma feira do livro e realizaram-se diversas actividades como jogos, música, exposição de cabras anãs, actividades desportivas romanas e até um desfile de moda romana.
Artesãos estiveram presentes, com a mostra de artesanato popular, cerâmica, madeiras e cantadoras acompanhadas de viola campaniça.
No periodo após o almoço foi a vez de entrar em cena Ricardo Araújo Pereira, que encheu por completo a sala polivalente com os inúmeros visitantes que acorreram à escola.
Numa conversa informal de perguntas e repostas entre o convidado e os presentes, o "gato fedorento" lá foi respondendo a coisas tão insólitas como "qual o número dos teus sapatos?" ou "qual a tua altura?" até "não imitas o Sácrates?" e cujas respostas arrancaram algumas boas gargalhadas.
Uma iniciativa com muito mérito, bem organizada, a escola está de parabéns pela forma como conseguiu mobilizar, tanto os alunos e corpo docente, mas também a população de Colos e restantes terras do agrupamento de escolas.
Uma iniciativa que se quer repetida e ampliada, para isso tenho a certeza que não faltará o apoio da Junta de Freguesia em futuras iniciativas.