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terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rescaldo do 1º Passeio TT em Colos - Comemorações dos 75 anos da Sociedade Recreativa Colense

O dia começou cinzento, ameaçava chuva, e eu nem dormia havia duas noites, a preocupação apoderou-se de mim e o sono nessas alturas nunca aparece, o dia e grande parte da noite anterior tinham sido para efectuar as últimas marcações dos percursos alternados das motos e dos jipes, afixação de placas, sinalização de caminhos, verificação de outros, muito, mesmo muito trabalho, e que grande escalfa levou a minha velhinha Pick-Up Nissan King-Cab 4X4 por estes dias, fiz cerca de 500 Km entre marcações, verificações e reverificações, afinal tudo tinha de estar na mais perfeita ordem no dia 14, faz parte da tradição organizativa da minha terra, poucas vezes realizamos alguma coisa, mas quando o fazemos sempre é um sucesso reconhecido por todos os que nos visitam.
Continuando: pelas 8:00 horas começaram a aparecer os primeiros participantes, jipes na sua maioria, e eu a pensar, mas onde diabo andam os quads?? Bem, logo depois um grupo de quads fez-se ouvir, seguido de algumas motos de 2 rodas, a coisa começava a compor-se aos poucos, era o primeiro passeio deste género que se organiza aqui e o número de participantes continuava uma incógnita.
Cerca das 8:30 começou a chover com intensidade, eu fiquei maluco......a chuva que eu tanto tinha pedido nas últimas semanas estava a cair justo no dia em que não deveria cair......mas era bem vinda porque a ideia da lama era bem melhor que o pesadelo do pó alentejano. Choveu cerca de 30 minutos, e numa grande extensão do percurso, esta água foi o suficiente para apagar completamente o pó e proporcionar a todos um excelente piso no trilhos a percorrer, a sorte estava do nosso lado.
Com o tempo, até ás 9:00 horas, as inscrições continuavam a bom ritmo, já haviam cerca de 65 inscrições ao todo, entre motos, jipes e quads, o que era muito bom para uma primeira vez, e anda continuavam a chegar participantes de última hora, no fim foram 70 motores a fazer a alvorada para um dia inesquecível.
Arrancamos para a primeira parte do percurso, até ao alto da Senhora das Neves, cerca de 20Km cumpridos a um ritmo diabólico pelos meninos do custume, (eles sabem quem são), mas infelizmente o tempo enevoado não deixou apreciar a fantástica paisagem alentejana, uma pena para as pessoas que vieram de mais longe, até de Lisboa tivemos participantes, mas fica para o próximo ano. O 4X4 apareceram depois, e mesmo assim surpreenderam-me com o bom ritmo imposto pelo carro 001, não havia atrasos no programa, o que era muito bom, tínhamos até um avanço em relação ao programa de cerca de 30 minutos, a malta das duas rodas entreteve-se a subir e descer uma das duas subidas de dificuldade elevada que estavam programadas ao longo do passeio.
Não havendo paisagem para apreciar na Srª das Neves demos a ordem de partida para o próximo ponto de paragem que era no cais de Odemira, junto ao Rio Mira, mais ou menos a meio do percurso e onde se podia abastecer de combustível e onde fizemos o reagrupamento e o petisco da manhã, as condições eram as ideais, estava um parque de estacionamento junto a rio por nossa conta, comida e bebida com fartura, o horário estava a ser cumprido na integra.
Todos com as barrigas cheias e as máquinas abastecidas de ordem demos de novo arranque para a derradeira etapa, faltavam cerca de 55 Km por mais alguns troços selectivos de extrema beleza e onde todos se podiam divertir a pilotar as suas máquinas, lamentavelmente aconteceu aqui o único incidente a lamentar do passeio, ainda dentro de Odemira e logo na partida, ainda em estrada de asfalto, uma Kawasaki de 2 rodas derrapa no piso ainda molhado e atira o seu piloto contra um poste de cimento, como é óbvio foi um acidente invulgar e o piloto não podia mais prosseguir conosco, o passeio foi interrompido de imediato e em menos de 5 minutos duas ambulâncias estavam no local, ainda pensamos mal da vida, mas depois de alguma ponderação e de nos assegurarmos da real condição do ferido, resolvemos continuar, e no fim de contas tudo não passou de um grande susto, o piloto já está em casa a recuperar e aqui o esperamos para a próxima.
Como o caminho onde aconteceu o acidente era estreito as ambulâncias interromperam totalmente o percurso e a solução foi esperar, reagrupamos junto à famosa subida dos Ameixiais, uma "parede" ao estilo da subida impossível, com cerca de 250 metros, para quem quisesse experimentar, coisa que foi ensaiada por alguns bravos do pelotão em 2 rodas, já conhecedores das dificuldades e que nos proporcionaram a todos um grande espectáculo de destreza e coragem, conseguindo apenas dois deles "escalar" a muralha, uma paragem para repetir no próximo ano.
Prosseguimos para a parte final do percurso, agora a paragem seguinte seria já em Colos, completando assim a totalidade do passeio, e esta seria também a etapa mais rápida de todas, cerca de 40km muito ao estilo das bajas, com o melhor piso a pensar essencialmente nos quads, não fosse a escolha e marcação autoria aqui do vosso escriba.
Chegada sem mais problemas para os participantas, sentido de dever cumprido, grande peso removido de cima dos meus ombros, na chegada fiz questão de ir falando com as pessoas, quis ouvir as opiniões, sugestões, etc, só assim se aprende mais para tentar corrigir nos próximos, toda a gente gostou, a opinião era unânime, para um primeiro passeio a organização estava fora de série, acima de quaisqueres expectativas, percurso muito bem marcado (embora eu continue a achar que não, desapareceram muitas marcações e eu não consegui chegar a todo o lado), todos muito satisfeitos, podíamos seguir para o tradicional jantar de convívio que decorreu na maior das normalidades, o meu agradecimento para as cozinheiras e pessoal da cozinha que fizeram um cozido de grão excepcionalmente fantástico.
De salientar que este passeio atravessou 7 estradas asfaltadas, 5 nacionais e 2 camarárias, e em todas havia equipas de quatro elementos devidamente identificados com coletes reflectores, a controlar o trânsito rodoviário, para que as passagens se efectuassem na maior segurança possível, coisa que foi elogiada por todos.
E pronto, deixo algumas fotos, não muitas, este fotógrafo neste dia estava mais virado para a pilotagem e não tinha cabeça para fotografias, deixei essa tarefa entregue ás inúmeras pessoas que assistiram em diversos pontos de percurso, e anda não tenho as fotos todas reunidas.
Bem haja a todos os que participaram, o meu obrigado, voltem sempre e desculpem as maiores, para o ano há mais e melhor!!
Por fim quero endereçar uma palavra de especial agradecimento ao João Delgado, ao André Correia, ao Luís Matias, ao Sílvio Candeias, ao Franklin Loução e ao Ricardo.
Agradeço também à Junta de Freguesia de Colos pelo apoio disponibilizado.