Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Nova atribuição de nomes a ruas e sítios em Colos

A Vila de Colos actualizou e ordenou a sua toponímia, ruas e locais ainda sem nome foram ordenados e nomes foram atribuidos.
São mais de uma dezena os novos nomes para as ruas de Colos, alguns homenageando figuras ligadas à terra ou ao concelho, como por exemplo a Rua Comandante Brito Pais, Rua Dr. Augusto da Fonseca, Rotunda Dr. Calapez Garcia, a Rua Miliciano José Manuel Raposo Gervásio, Rua D. Amélia Salema Falcão, Rua Joaquim da Cruz Souza, Largo Fernando Maia Júlio, Largo Brito Pais, Travessa Manuel da Fonseca ou Rua Militão Camacho.
Outros ligadas a figuras históricas e acontecimentos nacionais, como a Rua Vasco da Gama, Rua Florbela Espanca ou a Rua 25 de Abril.
Outros ainda evidenciando o próprio lugar ou como sempre foi chamado pelos locais, como a Rua do Lagar, Rua do Jogo da Bola, Rua do Rossio, Rua da Escola, Rua do Cemitério, Largo da Junta de Freguesia ou Rua do Poço Novo.
De enaltecer aqui a atribuição do nome do saudoso Caçoila a uma das "novas" ruas, ficando Rua Joaquim Vilhena Caçoila, figura que, apesar de já fazer parte do imaginário colectivo de Colos, fica assim imortalizado para as gerações futuras.
Em referência ao orago de Colos, a Ordem de Santiago, foi também criada, e muito bem, a Rua da Ordem de Santiago. Daqui saúdo os responsáveis pela crianção dessa rua, cujo simbolo, uma espada em forma crucífera, ornamenta o brasão de Colos.