Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Gerações - Cortejo de oferendas das gentes de Colos ao Hospital de Odemira - Anos 50 Século XX


Esta foto, provavelmente dos anos 50 do século passado, foi-me gentilmente cedida pelo Celso Loução. Retrata um cortejo de oferendas a favor do Hospital de Odemira. Uma iniciativa, provavelmente, com o objectivo de ajudar a angariar fundos para a unidade de saúde. Sobre isso talvez alguém mais conhecedor me saiba adiantar pormenores. Espero que sim porque fiquei muito curioso acerca destes cortejos.
Nesta fotografia, onde se encontra a representacão da minha freguesia natal: Freguesia de Colos, era habitual transportarem-se placas com versos e dizeres.
Para além da faixa que diz: «A Freguezia de Colos está presente» (Freguezia com Z, e que não devia ter mudado, talvez noutro estúpido acordo ortográfico), pode ainda ler-se por cima da camioneta, e se os olhos não me atraiçoam:

Oferendas ao Hospital de Odemira
Ribeira do Seissal e Colos
Cantinho da nossa Pátria

Na imagem, apenas consigo identificar o Sr. Joaquim Loução, o proprietário da camioneta da imagem e que serviu de transporte, estão outras pessoas de Colos e Ribeira do Seissal, que talvez alguém consiga identificar, talvez recorrendo a familiares mais velhos. Há palpites?
Não tenho certeza mas penso que estes desfiles de oferendas ao hospital eram realizados todos os anos, pelo que em caso de alguém possuir mais alguma informacão extra sobre o assunto agradecia contacto.
Digam la que recordar não é viver! Embora eu não seja dessa geracão, vim muito depois, tenho um carinho especial por este tipo de fotografias, uma nostalgia e saudosismo, mesmo que não tenha vivido o período em causa, e penso que ainda estão vivos alguns dos que aparecem na fotografia, felizmente! E fazia gosto em identificá-los, por isso se houver palpites, contactem. Obrigado.