Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quarta Feira de Cinzas - Morte e queima do entrudo em Colos

Colos assistiu na noite de 22 de Fevereiro, quarta feira de cinzas, a um espectáculo que não era realizado há muito na nossa terra: o Julgamento e Morte do Entrudo.
Edição quase espontânea, na sequência das recentes brincadeiras de Entrudo, e apesar da noite fria o público respondeu à chamada e foram cerca de 50 as pessoas que assistiram ao desfile pelas ruas da terra e ao desfecho do julgamento com a queima do entrudo.
Este sim, uma verdadeira parte do tradicional Carnaval português, 100% português, Entrudo como os antigos lhe chamavam, a “queima do entrudo” foi em tempos remotos uma tradição popular da região.
O entrudo, normalmente simbolizado por um boneco grotesco e personifica o carnaval deve ser julgado e queimado na quarta feira de cinzas.
O ritual foi cumprido: antes do cortejo leu-se o testamento, que com alguma sátira e boa disposição teve como alvo algumas pessoas e situações passadas na nossa terra ao longo do ano.
O “senhor prior” leu o testamento e de seguida teve lugar ao desfile, sempre com a viúva gemendo de lamentação pelo falecido.
No final sucumbiu às chamas após o seu julgamento.