Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Fogueira de São João 2011

Já não se via uma coisa assim em Colos desde há vários anos, uma fogueira a sério na noite de S.João.
Integrado no programa da feira, a fogueira foi o mote ideal para o inicio dos dias de folia. Viu-se alegria na cara de toda a gente, novos e velhos, dos 8 aos 80, todos quiseram pular a fogueira de S.João. Bem hajam.
De origem europeia e pagã, as fogueiras de S. João , fazem parte da antiga tradição pagã, de celebração do solstício de Verão. A fogueira da noite de 23 para 24 de Junho, tornou-se pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias.
Uma lenda católica, em mais um exemplo da usurpação cristã do paganismo, cristianizando a fogueira pagã de verão, afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do Verão Europeu, tinha as suas raízes num acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Esta teria de fazer uma fogueira no cimo do monte, para avisar que estava prestes a nascer o seu filho (João Baptista), assim Maria iria em seu auxílio.

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket
Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket