Muitos vão ser os admirados com este postal que aqui vos deixo hoje, mas não podia deixar de dar a conhecer mais um colense desconhecido, neste caso uma colense.
Maria Vitória Eduardo Afonso, nasceu em Colos na década de quarenta. Feito o ensino básico primário e oficial na terra natal, Colos, frequentou o liceu de Beja e a escola do Magistério da mesma cidade. Exerceu como professora nos distritos de Beja e Setúbal e reside há cerca de trinta anos no concelho do Seixal.
Durante dois anos manteve uma coluna mensal no Jornal do Seixal chamado "Tribuna do Povo".
Essa coluna chamava-se Cantinho Alentejano" e, nela, relatava aspectos etnográficos e sociológicos do seu querido Alentejo.
Actualmente colabora no "Diário do Sul", jornal de Évora, onde aborda a indiossincrasia do povo alentejano do ponto de vista das mentalidades e da sua cultura popular.
Poetisa popular, tem publicado alguns poemas neste jornal, sócia do Circulo Nacional de Arte e Poesia, da A.P.P. (Associação Portuguesa de Poetas) e da Casa do Educador do Seixal, em cujo site é co-redactora.
Tem declamado poemas em algumas rádios, nomeadamente no ex-programa "Momento Poético" na Rádio DigitalFM de Famalicão, e participa actualmente "Poesia y algo más" na Radio Arinfo de Buenos Aires, Argentina.