Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Procissão dos passos em Colos

Realiza-se no próximo domingo, dia 21 de Março, em Colos, a já tradicional festa / procissão dos passos.
Ao longo dos séculos, na época quaresmal, os cristãos souberam traduzir, por diferentes formas, os mistérios principais da sua Fé na Morte e Ressurreição do Senhor. A Procissão dos Passos é uma maneira visível e silenciosa de proclamar o Mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo. A comunidade cristã da Colos, goza a felicidade de acolher no seu seio uma das mais antigas manifestações de religiosidade popular, que tem por tradição reconstituir os momentos mais marcantes alusivos à morte de Cristo, com a realização da solene procissão do “Senhor dos Passos”, no próximo fim-de-semana.
Os pontos altos das cerimónias de domingo residem na Celebração da Eucaristia e Sermão, na saída das imagens da igreja matriz e subsequente caminhada pelas duas ruas de Colos, uma rua para cada imagem, culminando com o derradeiro encontro, realizado na Praça D. Manuel I, numa simbologia do encontro de Cristo com sua mãe, a caminho do calvário, seguindo-se além do Cantar da Verónica, no Sermão do Encontro, e o Sermão do Calvário.
A Procissão dos Passos em Colos oferece a participantes e espectadores, em quadros alegóricos e encenação dramática, a caminhada de Cristo até ao Calvário. A própria imagem de Jesus, o “Senhor dos Passos”, levando a cruz às costas (a imagem do Senhor dos Passos, apresenta-o com um dos joelhos no chão e a Cruz aos ombros), percorre as ruas da Vila de Colos, como outrora percorreu as de Jerusalém, numa autêntica “via-sacra”
Relembrando o passado, num acto de nostalgia e saudosismo pelos magníficos e defuntos anos 80 do século passado, recordo com saudade as procissões dessa altura, na inocência da minha infância, ainda com o meu pai presente.
Nessa época, esta procissão em Colos tomou forma, grandiosidade e fama, com a visita de inúmeras pessoas à nossa terra para assistir, presenciar e participar na festa religiosa.
São desse tempo as fotos que hoje coloco aqui, a chegada da imagem do senhor dos passos ao Largo D. Manuel I, a Verónica, o regresso à Igreja feito através da Rua Carlos Maia.
Deixo o exercício de reconhecimento das pessoas nas fotos para todos, algumas já não se encontram entre nós, outras estão longe, afastadas da sua terra por motivos diversos.
Concerteza que estas imagens a alguns colenses trará recordações, emoção e saudades.
Quero mais uma vez agradecer a Maria Emília Guerreiro Figueira pela cedência das fotos