Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Igreja Matriz ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção


É a Igreja Matriz e sem dúvida o edifício religioso mais importante de Colos. Foi reconstruída em princípios do séc. XVI tendo substituído um templo medieval existente anteriormente no local.
De uma só nave, com cabeceira de capela única, de tipo comum nas pequenas paróquias alentejanas, este templo estava em estado de conclusão em 1518 pela mão de Cristóvão Correia, nobre do Conselho do Rei D. Manuel e vedor da Fazenda do Mestrado de Santiago, foi pois a Ordem de Santiago que, tendo em atenção o novo estatuto municipal que a Vila teve nesse tempo, se incumbiu de aí construir, ou melhor, reconstruir este templo.
Tanto no exterior como no seu interior apresenta sinais de diversas intervenções efectuadas ao longo do tempo. O alpendre, de meados do século XVI, o frontal mistilíneo e a torre, do século XVIII, e pormenores manuelinos, do princípio do século XV (a cruz de Santiago e o acrotério onde se crava a cruz de ferro), bem como as mísulas de onde arrancam nervuras da abóbada, a pedra de fecho da abobada e as duas pias de água benta são de estilo manuelino. O frontão mistilíneo, a torre e o retábulo do altar-mor em talha dourada, são do segundo quartel do séc. XVIII, sendo que este altar é de estilo barroco joanino, ainda com motivos do final do “estilo nacional”. Trata-se pois de um templo em que diversos estilos se conjugam valorizando a arquitectura e o mobiliário existentes. De destacar ainda a imagem da Virgem com o Menino em pedra pintada, de estilo Gótico, que remonta ao séc. XV e que é de uma beleza tocante.
Património móvel: "A Virgem e o Menino”, peça em calcário policromado, Escola Portuguesa, finais do séc. XIV, início do séc. XV. A imagem encontra-se em Colos na igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção. Sendo conhecida localmente sob a invocação de Nossa Senhora da Graça, é possivelmente a primitiva imagem da padroeira da Vila de Colos.