A Câmara Municipal de Odemira (CMO) publica e distribui, todos os meses, um pequeno livrinho intitulado "Odemira em Agenda" onde pretende efectuar a divulgação de todos os acontecimentos culturais, desportivos e recreativos do concelho de Odemira.
Propriedade da CMO, este pequeno livro é de extrema importância num concelho grande e diversificado como é o nosso, onde existem disparidades e desigualdades entre litoral e interior, é mais uma forma tentada de aproximar as pessoas e dar-lhes a conhecer novas alternativas para os fins de semana e tempos livres.
Não sei qual o critério utilizado na publicação das diversas noticias, nem qual a linha editorial seguida pelos autores da referida agenda, mas existe, na minha opinião, um tratamento diferenciado entre diversas noticias e acontecimentos publicados.
Um qualquer acontecimento ser noticiado e descrito sumariamente, e fazer parte da cronologia normal apresentada na agenda é certamente diferente e tem muito menos impacto para quem lê, do que outro acontecimento que tem honras de "página cheia".
Não sei se é realmente tratamento diferenciado ou preferencial por parte de quem tem a responsabilidade editorial, ou se realmente são algumas das diversas organizações que efectuam as actividades que sabem divulgar as coisas e têm um tipo de comunicação e imagem diferentes dos restantes.
Não sei, sei sim que existem diferenças para quem folheia a agenda deparar-se, por exemplo, no mês de Maio, com uma página cheia com o cartaz das Festas das Amoreiras, e no mês de Junho ao folhear a agenda reparar que a única informação e divulgação acerca da Feira de S.João em Colos se resume a um titulo e três linhas, remetendo no final para o site da CMO se quiserem saber o programa completo.
Devo dizer que fiz isso, fui ao site da CMO, e procurei o programa completo da Feira de S.João em Colos, e constato que, ou eu não sei consultar o site da CMO, ou o referido programa está bem escondido.
O mais provável é que ainda nem deve existir, até hoje, programa oficial, pois acredito que nem mesmo a organização da Feira de Colos saiba ainda qual o programa completo.
A Associação Colos XXI, a tal que quer tratar do desenvolvimento de Colos, começa a ter vários problemas nitidamente visíveis, um dos quais será um problema de falta de imagem e marketing, outro de falta de comunicação, e no que à feira diz respeito, e ainda sem saber o programa oficial, terão um problema de falta de sensibilidade para o que realmente pode fazer movimentar e dinamizar o acontecimento, agradando a todos os públicos e a todas as faixas etárias, trazendo assim mais pessoas à Feira e por conseguinte a Colos..
Não será certamente apenas com o Trio Odemira que as noites da Feira terão mais animação e atracção, e escrevo isto com o devido respeito pelos senhores cantores odemirenses, mas ao terceiro ano com este formato de feira, começa-se a esperar mais e melhor da organização, ao menos que se perceba qual a estratégia para o futuro, porque o que não cresce definha e morre.
A organização não pode apenas olhar para as feiras e festas vizinhas (Garvão, Amoreiras, etc..) e tentar copiar ou imitar. Esses formatos estão preenchidos e não devemos imitar na continuidade mas sim inovar numa perspectiva de futuro, pensando em novas actividades ou conceitos, para além do que já têm na feira conforme tem estado até agora, deviam pensar alguma coisa nova ou única que os outros ainda não tenham.
A Feira de S. João, praticamente extinta devido à ocupação do seu recinto natural, a Eira da Lagoa, foi resgatada, e bem, pela Junta de Freguesia, criando-se uma nova dinâmica e entusiasmo, mas sem uma estratégia de desenvolvimento e comunicação. Sem a atracção de novos públicos ao acontecimento, ou sem a criação de actividades únicas e inovadoras, a feira, no seu todo, continuará a caminhar lentamente para a agonia final.
Basta dizer, por exemplo, que a organização da Feira e de tudo o que isso acarreta, começou à pouco mais de dois meses atrás, tempo nitidamente curto e demasiadamente tardio, eu diria mesmo "em cima da hora", para qualquer organização que se preze e que queira apresentar um evento que se propunha cada vez mais desenvolvido.
O espaço de dois meses antes da realização da Feira, penso eu, seria o tempo para já estar tudo planeado, organizado e concluído, tendo a organização tempo de sobra para problemas de última hora, que quase sempre aparecerem.
Resta-nos esperar pela edição de 2013.
Odemira em Agenda mês de Maio 2013
Odemira em Agenda mês de Junho 2013
Maio de 2013 - Páginas 14 e 15 da Agenda Cultural.
Podemos ver a página ocupada pelo cartaz das Festas de Maio nas Amoreiras gare
Junho de 2013 - Páginas 20 e 21 da Agenda Cultural
Podemos ver a simples noticia da realização da Feira de Colos na cronologia normal da agenda, sem qualquer destaque especial