Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

2º Torneio de Futebol de 5 SRC 2014 - Rescaldo

Terminou em festa no passado dia 9 de Agosto o 2º Torneio de Futebol de 5 SRC 2014.
Organizado pela Sociedade Recreativa Colense, em ano do seu 80º aniversário, esta segunda edição do torneio foi maior, melhor e mais atractiva para equipas e espectadores.
Desde logo pelo apoio de bar que este ano foi uma inovação e uma mais valia, passando pelo número de equipas inscritas e englobando também um mini-torneio infantil apoiado pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Colos e do qual já falei aqui.
O torneio sénior era composto por onze equipas inscritas, provenientes de vários sítios e clubes, a saber: SRC (Colos); A.R.C. (Airsoft Team); Pés de Chumbo (Amoreiras); Transgrândola (Foros do Locário); Borrussia do Outro Mundo (Colos/Relíquias)
JP Mecânica (Bicos); Os Cepos (velha guarda Colos e arredores); G.D.R.S.C.R. (Campo Redondo); G.D.S.L. (Santa Luzia); C.D.C.P. (Panoias); A.P.E.E.A.E.C. (Associação de Pais Colos) contado cerca de 150 jogadores inscritos.
Estas equipas foram agrupadas em dois grupos de onde se apuraram quatro equipas para disputar as meias finais e depois, no dia das finais, os jogos de 4º, 3º 2º e 1º lugares.
Foram apuradas para as meias finais as equipas Borussia vs Transgrândola e G.D.S.L. vs JP Mecânica ficando apurados para disputar o jogo da final as equipas G.D.S.L vs Transgrândola sendo as restantes duas apuradas para o jogo do 4º e 3º lugares.
Na noite das finais foi realizado o jogo final do mini-torneio infantil Reguilas vs Traquinas, o qual terminou empatado, sendo isso o que menos importou, realizando-se de seguida o jogo final.
Para além de nessa noite serem as finais, pouco mais haveria para falar se não fosse o "caso borrusia". Este caso, sobre o qual já muito se falou nas redes sociais, não lhe devemos dar muita importância, até porque as acções ficam com quem as pratica.
O incidente deve-se ao facto de a equipa do Borussia ter faltado ao jogo de atribuição do 4º e 3º lugares para o qual estava apurada, e sobre a falta de informar a organização da sua ausência, que foi premeditada pela equipa antecipadamente. Este acontecimento, que se deu conta apenas em cima da hora prevista para o jogo, provocou incómodo aos responsáveis da SRC e a desilusão dos espectadores, sendo encarada como uma falta de respeito tanto à SRC como à equipa adversária e ao público, apenas justificada pela falta de responsabilidade de alguns jogadores da equipa Borussia, que, sendo menores de idade, tudo pensam que podem fazer sem consequências. Para a história fica a triste figura que transmitiram, destruindo o crédito que adquiriram no decorrer do torneio, e a falta de respeito por todos.
Finalizados os jogos foram atribuídos os troféus respectivos sendo que a classificação ficou assim definida:
1º Lugar: G.D.S.L. (Grupo Desportivo de Santa Luzia)
2º Lugar: Transgrândola
3º Lugar: JP Mecânica
No final da noite e para acabar a noite em festa deu entrada o Rock no concerto de encerramento, através da banda odemirense Rock Never Ends que animaram o pessoal, especialmente os mais novos.
Para finalizar este rescaldo e para que as coisas não caiam no esquecimento é de salientar algumas dificuldades que a organização da SRC enfrentou para a realização deste evento, vendo os seus esforços barrados por coisas de menor importância perpetrados por pessoas que apenas visam dificultar eventos que não sejam da sua própria organização e responsabilidade, querendo chamar a eles todo o protagonismo local e pessoal.
Contra isto lutou a SRC, que, vencendo, e como sempre, quis apenas visar o enriquecimento desportivo e recreativo da Vila de Colos, honrando as sua vocação, contra aqueles que, parecendo ter as vistas cerradas com estas guerrilhas desnecessárias, acabam por tapar a visibilidade e desenvolvimento da terra, impedindo o alcance de novos horizontes, e isto, para além da intimidação à SRC, aplica-se a outros acontecimentos e situações, o que é triste e de lamentar a todos os níveis.

Até ao Torneio SRC 2015
Viva a Sociedade Recreativa Colense.