Quando em finais dos anos 90 a Escola Aviador Brito Paes foi construída, a empresa responsável chava-se Mesquita Construção Civil e Obras Públicas, e teve a seu encargo vários emigrantes de leste, nomeadamente da Ucrânia e Moldávia, e como é claro, e normal, no Alentejo, logo essas gentes fizeram amigos e conhecidos entre a população local, pelo menos os que podiam e saiam da obra, porque havia outros que i regime era escravatura, (outras histórias).
Um deles, e tenho pena o nome ter-se perdido nas brumas da memória, era muito boémio, e para além disso um excelente artista plástico e desenhador.
Podia rapidamente falsificar um quadro de um pintor famoso e ficávamos com uma obra bem acabada para expor em casa.
Uma noite de copos e conversa no bar da sede da Sociedade recreativa agarra-se a um bocado de papel e rapidamente como quem não quer a coisa saca este desenho de eu próprio a beber um copo.
Claro, como podem ver ainda tinha (muito) cabelo, e a barba estava maior, mas as semelhanças em tão simples desenho são de tal ordem bem apanhadas que o guardei com o maior carinho e saudade.
Até que hoje resolvo partilhá-lo com todos.
Obrigado amigo da Ucrânia, onde quer que estejas! Certamente ainda te lembrarás de Colos e das boas noites na Sociedade Recreativa