Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Escola das Artes de Sines - Audições Primavera 2013 - Escola Aviador Brito Paes

Aproveitando a classificação do ano de 2013 pelas Nações Unidas como Ano Internacional de Cooperação pela Água, a Escola de Artes de Sines, escolheu a temática ÁGUA como elemento unificador e catalisador para a inundação de música prevista para este ano lectivo.
A água, tal como a música é um elemento transversal e universal. Quando Debussy sentado à beira de um rio, exclamou, é o mar!, começando logo de seguida a escrever a peça com o mesmo nome, serviu-se não só da poética impressionista e aquática, mas também da viagem sonora por músicas e escalas orientais.
A música começou a deixar de estar fechada numa caixa chamada Europa. Se não foi o primeiro a fazê-lo, foi pelo menos o primeiro a expressá-lo mais consistentemente em termos sonoros. O músico Ryuichi Sakamoto que considera este como um dos seus compositores de eleição, afirma precisamente: "Debussy foi influenciado pelo Oriente, e o Oriente é influenciado por Debussy".
Mas a água do ponto de vista prático também é uma questão transversal e universal. Fixados na crise financeira do mundo ocidental, só pensamos no desenvolvimento económico, esquecendo o desenvolvimento sustentável e ecológico do planeta: o acesso à água por parte de todos, a proteção dos ecossistemas aquáticos, a gestão das zonas costeiras, as estratégias de adaptação às alterações climáticas são aspetos fundamentais do desenvolvimento e defesa dos recursos hídricos.
Região de onde partiram exploradores para o mundo, ponto de chegada para músicos do mundo, esta faixa do Litoral cumpre assim o seu destino: circular entre a Música e o Mar...

Posto isto tiveram lugar as Audições de Primavera da Escola de Artes de Sines na Escola Aviador Brito Paes em Colos.
Dessa noite ficam algumas fotografias dos aspirantes a músicos: