Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOVAMENTE AS OBRAS NA EIRA DA LAGOA EM COLOS

Recebi via email um texto do leitor Pedro Gonçalves, acerca das malditas obras na Eira da Lagoa em Colos, texto esse que anda a circular pela internet já em vários sítios e que passo a reproduzir:

«Já se passaram 3 anos e alguns meses desde o inicio da maldita obra e a magana dura e dura e dura …Bem sei que durante algum tempo a obra esteve parada devido ao processo de insolvência da empresa construtora, mas embora nos queiram atirar areia para os olhos com esse facto, não deve ser esse o motivo de tanta aldrabice que por ali paira.

O que tem a insolvência da empresa, na parte final da obra, diga-se de passagem, com a deficiente construção, com os muros que caíram ainda na fase de construção, com um anfiteatro onde nunca se poderá realizar um espectáculo? Tal a aberração da construção. Se estiver enganado acerca do anfiteatro, façam o favor de me mostrar que não terei problemas em admitir.
O que tem a insolvência da empresa a ver com locais de cerca de dois metros de altura sem qualquer protecção?

As autoridades políticas no poder, em Colos e em Odemira, tem por hábito dizer que os Colenses vandalizaram a obra, mas nunca nenhum deles teve a seriedade de dizer que o vandalismo a que se referem foi o de meia dúzia de pessoas terem arrombado a porta do polidesportivo,, que está pronto, sem nada estragarem, para o utilizarem. O que estragaram estes vândalos? NADA. Mas dá jeito ter uma desculpa na ponta da língua quando alguém questiona o mau andamento da obra.

No entanto já por duas vezes questionei o município sobre a fiscalização no decorrer da obra.
Em nenhuma das vezes obtive resposta concreta .

Volto a perguntar. A CMO fiscalizou a execução da obra?

Das duas uma, ou não fiscalizou ou se fiscalizou, quem o fez, não fez o que devia. Segundo sei, foram 3 os “responsáveis pela fiscalização” e não é preciso ser técnico para ver que não actuaram em conformidade. Será possível que nenhuma das pessoas que devia ter fiscalizado a obra via a porcaria que estava a ser feita?
Todos viam os muros a cair, as paredes a rachar, os muros a serem levantados sem uma amostra de ferro e eles não viam? É preciso ser doutor ou engenheiro para ver que a obra não tinha a mínima segurança para os transeuntes mas a fiscalização estava-se a lixar?
É por estas e por outras, que não vale a pena estar a enumerar, que eu não acredito que tenha sido só por incompetência de quem não fiscalizou o que devia. Ou então sou eu que estou enganado. Oxalá assim seja.

E o que aconteceu a estas pessoas que não fizeram aquilo para que os munícipes lhes pagam?
Vai a CMO actuar sobre estas pessoas ou vão continuar a assobiar para o lado?

O facto da obra poder vir a ser terminada (antes de outubro de 2013 é certinho que fica pronta) não pode esconder as barbaridades que ali foram cometidas.
E quem aprovou uma obra que não tem qualquer tipo de segurança para os utilizadores?
Esses já sei como fazem, pagam trabalhos a mais e escondem com o dinheiro do povo aquilo que deviam ter feito bem e não fizeram. Maldito jardim de betão que nos foi calhar em sorte, quem tanto ansiou pelo arranjo da eira da lagoa não merecia ser contemplado com tamanha aberração.

No dia da inauguração com toda a pompa e circunstância, os Colenses esperam pelos atores para lhes dizer o que pensam. »

 Pedro Gonçalves