quinta-feira, 6 de junho de 2013

Diferenças que fazem a diferença

Feira de S. João em Colos - Divulgação na Agenda Cultural de Odemira

A Câmara Municipal de Odemira (CMO) publica e distribui, todos os meses, um pequeno livrinho intitulado "Odemira em Agenda" onde pretende efectuar a divulgação de todos os acontecimentos culturais, desportivos e recreativos do concelho de Odemira.
Propriedade da CMO, este pequeno livro é de extrema importância num concelho grande e diversificado como é o nosso, onde existem disparidades e desigualdades entre litoral e interior, é mais uma forma tentada de aproximar as pessoas e dar-lhes a conhecer novas alternativas para os fins de semana e tempos livres.
Não sei qual o critério utilizado na publicação das diversas noticias, nem qual a linha editorial seguida pelos autores da referida agenda, mas existe, na minha opinião, um tratamento diferenciado entre diversas noticias e acontecimentos publicados.
Um qualquer acontecimento ser noticiado e descrito sumariamente, e fazer parte da cronologia normal apresentada na agenda é certamente diferente e tem muito menos impacto para quem lê, do que outro acontecimento que tem honras de "página cheia".
Não sei se é realmente tratamento diferenciado ou preferencial por parte de quem tem a responsabilidade editorial, ou se realmente são algumas das diversas organizações que efectuam as actividades que sabem divulgar as coisas e têm um tipo de comunicação e imagem diferentes dos restantes.
Não sei, sei sim que existem diferenças para quem folheia a agenda deparar-se, por exemplo, no mês de Maio, com uma página cheia com o cartaz das Festas das Amoreiras, e no mês de Junho ao folhear a agenda reparar que a única informação e divulgação acerca da Feira de S.João em Colos se resume a um titulo e três linhas, remetendo no final para o site da CMO se quiserem saber o programa completo.
Devo dizer que fiz isso, fui ao site da CMO, e procurei o programa completo da Feira de S.João em Colos, e constato que, ou eu não sei consultar o site da CMO, ou o referido programa está bem escondido.
O mais provável é que ainda nem deve existir, até hoje, programa oficial, pois acredito que nem mesmo a organização da Feira de Colos saiba ainda qual o programa completo.
A Associação Colos XXI, a tal que quer tratar do desenvolvimento de Colos, começa a ter vários problemas nitidamente visíveis, um dos quais será um problema de falta de imagem e marketing, outro de falta de comunicação, e no que à feira diz respeito, e ainda sem saber o programa oficial, terão um problema de falta de sensibilidade para o que realmente pode fazer movimentar e dinamizar o acontecimento, agradando a todos os públicos e a todas as faixas etárias, trazendo assim mais pessoas à Feira e por conseguinte a Colos..
Não será certamente apenas com o Trio Odemira que as noites da Feira terão mais animação e atracção, e escrevo isto com o devido respeito pelos senhores cantores odemirenses, mas ao terceiro ano com este formato de feira, começa-se a esperar mais e melhor da organização, ao menos que se perceba qual a estratégia para o futuro, porque o que não cresce definha e morre.
A organização não pode apenas olhar para as feiras e festas vizinhas (Garvão, Amoreiras, etc..) e tentar copiar ou imitar. Esses formatos estão preenchidos e não devemos imitar na continuidade mas sim inovar numa perspectiva de futuro, pensando em novas actividades ou conceitos, para além do que já têm na feira conforme tem estado até agora, deviam pensar alguma coisa nova ou única que os outros ainda não tenham. 
A Feira de S. João, praticamente extinta devido à ocupação do seu recinto natural, a Eira da Lagoa, foi resgatada, e bem, pela Junta de Freguesia, criando-se uma nova dinâmica e entusiasmo, mas sem uma estratégia de desenvolvimento e comunicação. Sem a atracção de novos públicos ao acontecimento, ou sem a criação de actividades únicas e inovadoras, a feira, no seu todo, continuará a caminhar lentamente para a agonia final.
Basta dizer, por exemplo, que a organização da Feira e de tudo o que isso acarreta, começou à pouco mais de dois meses atrás, tempo nitidamente curto e demasiadamente tardio, eu diria mesmo "em cima da hora",  para qualquer organização que se preze e que queira apresentar um evento que se propunha cada vez mais desenvolvido.
O espaço de dois meses antes da realização da Feira, penso eu, seria o tempo para já estar tudo planeado, organizado e concluído, tendo a organização tempo de sobra para problemas de última hora, que quase sempre aparecerem.
Resta-nos esperar pela edição de 2013.

Odemira em Agenda mês de Maio 2013

Odemira em Agenda mês de Junho 2013

 Maio de 2013 - Páginas 14 e 15 da Agenda Cultural
Podemos ver a página ocupada pelo cartaz das Festas de Maio nas Amoreiras gare

Junho de 2013 - Páginas 20 e 21 da Agenda Cultural
Podemos ver a simples noticia da realização da Feira de Colos na cronologia normal da agenda, sem qualquer destaque especial

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sociedade Recreativa Colense - Requalificação do espaço

Mais se fez numa semana que em quatro anos:

A nova direcção da Sociedade Recreativa Colense (SRC), mal tomou posse, meteu logo mãos à obra e, mesmo sem disponibilidade financeira, requalificaram o quintal da SRC, que como todos sabemos, estava transformado num depósito de lixo, mal aproveitado e abandonado.
Assim, com muito boa vontade e disponibilidade de alguns membros dos novos corpos gerentes, o quintal foi limpo e requalificado, e embora não pareça nada de mais à primeira vista, é uma obra de extrema importância para a nova estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade da SRC, para além de tentar criar um novo ambiente num espaço que estava completamente desaproveitado.
De salientar ainda a colaboração da Junta de Freguesia, que forneceu mão de obra e logística, fundamentais para o bom andamento das obras.
Criou-se um novo bar, com explanadas cobertas e musica ambiente, para as noites de verão que se avizinham, e onde se poderão efectuar novas actividades e passatempos, com vista a chamar de novo os sócios à SRC e transformar as pálidas e aborrecidas noites dos últimos anos em alegria e descontracção, num salutar convívio entre sócios e amigos da SRC.
Por agora é o que se pode fazer, é já é muito, de futuro outros planos existem para a requalificação total e completa do espaço, tornando assim a sede da SRC mais moderna e funcional.

É caso para dizer: Mais faz quem quer do quem pode!

Primeira comunhão - Colos 2.6.2013

Ao fim de alguns anos de ausência, voltou-se a celebrar em Colos, dia 2 de Junho de 2013, na Igreja Matriz, a primeira comunhão para algumas crianças.
Para isto ser possível foi essencial o total empenho do Padre Rueber Daltio e da catequista Susana, provando assim a inutilidade de outras organizações ligadas à Igreja Católica e que nada fizeram no passado recente para revitalizar este acontecimento que no passado era dia de muita festa e alegria.
Estão de parabéns todas as crianças envolvidas, o Sr. Padre e a catequista Susana.


terça-feira, 28 de maio de 2013

SRC - Novos corpos gerentes 2013/2015

Reuniu por fim a assembleia geral da Sociedade Recreativa Colense (SRC) para eleição de novos corpos gerentes.

No passado dia 20 de Maio, pelas 21:00 horas, reuniu finalmente a Assembleia Geral da SRC com o objectivo de eleger novos corpos gerentes e acabar, finalmente, com um dos períodos mais negros, desorganizados e decadentes da história da nossa colectividade.

Depois de aberta a sessão pela Presidente da Mesa da Assembleia Geral, foi dada a palavra aos sócios para que pudessem, querendo, apresentar algumas questões à Direcção cessante.
Foram questionados, entre outras coisas, principalmente sobre a situação financeira da colectividade, sobre a contabilidade actual, eventuais dividas correntes e sobre o real montante em caixa neste final de mandato.
Tudo foi respondido e aparentemente esclarecido, nada levando a suspeitar que alguma irregularidade ou maior desorganização pudessem ter acontecido, embora alguns sócios mais "calejados" nestas matérias já suspeitassem que depois de se começar a "cavar" alguma coisa haveria de aparecer.

Seguidamente passou-se à apresentação da única lista concorrente aos Corpos Gerentes, e tratando-se de uma lista única, esta foi submetida a votação pelo processo de braço no ar, na forma de sim, aprovação da lista, ou não, não aprovação da lista.
Dado a reduzida participação de sócios votantes na Assembleia Geral, dado o estado de degradação colectiva e descrédito generalizado a que chegou o nome da nossa colectividade, o número total de votantes foi de quinze (15), tendo sido apurados os seguintes resultados:
- SIM = Quinze votos
- Não = Zero votos
Estava eleita a única lista concorrente a estas eleições.

Dois dias depois, a 22 de Maio, teve lugar uma reunião entre os sócios eleitos para votação e distribuição dos eleitos pelos diversos orgãos dos corpos gerentes, ficando assim organizados para os próximos dois anos:
 Corpos Gerentes 2013/2015

Direcção
Presidente: Humberto José André Gonçalves - Sócio Nº 66
Vice-Presidente: Alfredo José Da Silva - Sócio Nº 54
1º Secretário: Vitor José Ramos dos Santos - Sócio Nº 308
2º Secretário: Márcio Alexandre Alves da Silva - Sócio Nº 270
Tesoureiro: Fernando André Alves da Silva - Sócio Nº 227 
Assembleia Geral
Presidente: Catarina de Brito Matos Esteves - Sócio Nº 290
Vice-Presidente: Jessica Gonçalves Guerreiro - Sócio Nº 390
1º Secretário: João de Brito Trinchante - Sócio Nº 313
2º Secretario: Tiago Miguel Mendes Rebocho - Sócio Nº 341
Conselho Fiscal
Presidente: Alexandre de Sousa Fernandes - Sócio Nº 88
1º Secretário: Luis Filipe da Silva Machado - Sócio Nº 230
Relator: Nuno Miguel Fonseca Ferreira - Sócio Nº 112
 
Por fim, e não menos importante, aqui vos deixo os estatutos da SRC, para que todos possam ler, guardar, reler, observar, analisar e finalmente perceberem que a casa é um clube privado, de todos os sócios, e tem um regulamento interno que deve ser consultado, percebido e respeitado.
Regulamento Geral Interno da Sociedade Recreativa Colense

terça-feira, 21 de maio de 2013

Entendam como quiserem....

Não tens de ter só sonhos
E nada acontecer
Para aqueles que criticam 
E dizem que não consegues 
É porque eles não o conseguiram ser

Gazua:
Album: Convocação 
Musica: " O que é que estas aqui a fazer"

Gerações - Colos, talvez 1981 ou 1982 - Escadinhas do Lar

Colos, escadinhas do Lar, o ano não sei, calculo algures entre 1981 / 1982
Recordo que o pessoal andava na preparação de mais uma Festa dos Passos.
Reconhecem-se por cima, da esquerda para a direita:
(De pé) Paulo Pacheco, José Pais (Zézinho), (Sentados) Joaquim Ismael, Nascimento, Padre Horta, Mateus de Sousa e Esposa, Nascimento, Paradinhos.
Mais abaixo, da esquerda para a direita: Maria da Fé, esposo e filha, Suzete, Maria Antonieta, Susana Félix, Irene Guerra
Mais abaixo: Inaicinha, Fernando Martinho (eu), Rogério Félix, Paulo Martinho

Bons tempos, já não voltam!!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vaca Garvonesa - Património Alentejano a Preservar

Exposição fotográfica do meu amigo Ricardo Guerreiro, a não perder, na Feira de Garvão 2013 entre 10 e 12 de Maio, no centro de convívio de Ourique entre 13 e 27 de Maio e no VII Congresso Mundial do Presunto, Ourique entre 28 e 31 de Maio de 2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

F.Fraquito Photography - Novo Foto Blog

 E finalmente um novo blog onde pretendo mostrar e divulgar algumas das milhares de fotografias que tenho em arquivo e alguns dos trabalhos em fotografia que vou fazendo ao longo do ano.




sexta-feira, 15 de março de 2013

Livros - Odemira Romântica, de Izhar Perlman

Prefácio por António Camilo 
(Antigo Presidente da Câmara Municipal de Odemira)
«Ao surgir a ideia de avançar com este trabalho, foi nossa intenção proporcionar um olhar sobre aquela que ainda é, felizmente a nossa realidade em termos de belezas naturais, vivência urbo-rural e, sobretudo sobre figuras sem nome, únicas, que talvez apenas aqui se encontrem e tenham lugar.
Somos felizes por ser assim, somos igualmente felizes por estar aqui.
Temos a certeza que, para aqueles que conhecem este enorme concelho de Odemira, será o reviver nostálgico de saudosos tesouros. Sabemos de antemão que todos aqueles que ainda não nos conhecem, ao folhearem esta obra, sentirão o impulso de aqui vir.
Ao olhar, ao vivo, os locais, figuras e situações que proporcionaram ao artista as imagens que estão nesta obra, sentimos respeito, um respeito enorme, pela mais intrínseca vernacularidade deste Sul único, o de
Odemira, que nos encanta, nos estimula, mas que igualmente nos preocupa.
Perguntar-se-á porquê ...
A resposta será que, ainda nem todos estão alertados para a imperiosa
necessidade de preservar tudo aquilo que, de mais sagrado, temos, e daí algum receio que, algum dia, vejamos diminuir ou desaparecer tudo isto.
Confiamos, no entanto, que as novas gerações saberão manter intactos estes nossos "tesouros".
Afinal, preservação e desenvolvimento não são incompatíveis. Antes se complementam. Bem vindos, portanto, a esta montra que nos orgulha, e que com todo o gosto abrimos a todos os que connosco partilham a tradição, a natureza, e os locais de Odemira concelho.»

Antonio Camilo

Izhar Perlman viveu em Israel, nos EUA e na Suiça, tendo viajado bastante.
Em 1994 decidiu viver em Portugal. Apaixonou-se pelo país e partilha essa paixão através das suas fotografias.

Este é um livro de fotografias, a preto e branco, que se "come" de uma assentada, tal é a beleza documental apresentada através das magnificas fotografias de Izhar Perlman.
Não se deixem enganar pelo nome, "Odemira Romântica", não é um livro de fotografias unicamente de Odemira, mas sim de todo o concelho de Odemira, tendo o autor passeado e fotografado diversos lugares do concelho como é bom de perceber através das fotografias publicadas ao longo do livro.
Assim temos fotografias da Vila de Odemira, mas também de Milfontes, Santa Clara, Zambujeira, Cabo Sardão, Amoreiras, Aldeia das Amoreiras e Colos.
Aliás, a fotografia de entrada do livro é um detalhe da Igreja Matriz de Colos, tendo depois o autor contemplado a nossa vila com mais algumas fotos escolhidas para fazerem parte desta bela obra.
Ao todo são oito as fotos da Vila de Colos e arredores publicadas ao longo do livro, que revelam o apreço que autor teve pela nossa terra.