terça-feira, 10 de setembro de 2013

Equipa colense de Pesca Desportiva vencedora no campeonato nacional

Realizou-se no dias 22 e 23 de Junho mais uma jornada do campeonato nacional de pesca embarcada ao achigã.
A barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa e na sua cota máxima, acolheu esta jornada do campeonato.
Muitas foram as equipas presentes, entre elas a equipa da Vila de Colos, Pedro Félix / Paulo Ramos, que na 2ª ronda desta jornada lograram pescar 5 achigãs totalizando um peso de 3,578 Kg e assim sairem vencedores deste 2º dia da jornada dupla.
Abaixo o vídeo completo sobre esta jornada onde entre os minutos 11:50 e 13:20 poderão ver imagens e entrevistas à equipa colense nesta ronda do campeonato:


domingo, 21 de julho de 2013

Arraial Solidário "Vamos Ajudar o Ivanoel" - Colos 19.7.2013

O Arraial "Vamos Ajudar o Ivanoel" foi um sucesso em todos os aspectos, na adesão maciça das pessoas, que superou todas as espectactivas, estimando-se a comparência em mais de 1000 pessoas e servindo-se mais de 600 jantares.
Os artistas esperados compareceram para animar a festa, respectivamente, com os 4Ever, Eliseu Brás, Terceira Geração e 21st Century a tocarem e cantarem para todos os presentes.
Segundo a organização apurou-se uma verba próxima dos 8,500€ o que foi excelente para o Ivanoel e sua familia.
Uma palavra de apreço e grande agradecimento a todos os voluntários e anónimos que de uma forma ou outra ajudaram e tornaram possível este acontecimento num tão curto espaço de tempo para a sua realização.
Para todas as empresas e casas comerciais que doaram bens e produtos um grande obrigado também.
Agora todos esperamos que o Ivanoel  possa dar inicio aos seus tratamentos na Alemanha e possa recuperar o mais rápido possível, melhorar, e regressar ao convívio de todos nós e de todos os colegas de escola.
Ficam algumas imagens dessa noite:

Video - Odemira, Alentejo Singular


Depois de algum tempo de "mistério", foi desvendado finalmente o filme promocional do concelho de Odemira “Odemira, Alentejo Singular”. O recinto da FACECO foi palco para apresentação ao público deste filme promocional que dá a conhecer aquilo que, ao que tudo indica, a nossa Câmara Municipal, quer que se conheça do concelho, mais uma vez com a atenção toda a virada para o litoral e esquecendo quase por completo o interior, nada a que não estejamos já habituados no nosso município.
Para quando um verdadeiro filme promocional sobre Odemira que englobe também a sério o interior e as suas potencialidades? Sobre as aldeias e campos, sobre a caça e pesca, sobre as gentes e costumes, tradições, lendas, mitos, etnografia.....
Enfim, esperamos.......

sábado, 6 de julho de 2013

O vosso escriba desenhado em 1999

Quando em finais dos anos 90 a Escola Aviador Brito Paes foi construída, a empresa responsável chava-se Mesquita Construção Civil e Obras Públicas, e teve a seu encargo vários emigrantes de leste, nomeadamente da Ucrânia e Moldávia, e como é claro, e normal, no Alentejo, logo essas gentes fizeram amigos e conhecidos entre a população local, pelo menos os que podiam e saiam da obra, porque havia outros que i regime era escravatura, (outras histórias).
Um deles, e tenho pena o nome ter-se perdido nas brumas da memória, era muito boémio, e para além disso um excelente artista plástico e desenhador.
Podia rapidamente falsificar um quadro de um pintor famoso e ficávamos com uma obra bem acabada para expor em casa.
Uma noite de copos e conversa no bar da sede da Sociedade recreativa agarra-se a um bocado de papel e rapidamente como quem não quer a coisa saca este desenho de eu próprio a beber um copo.
Claro, como podem ver ainda tinha (muito) cabelo, e a barba estava maior, mas as semelhanças em tão simples desenho são de tal ordem bem apanhadas que o guardei com o maior carinho e saudade.
Até que hoje resolvo partilhá-lo com todos.
Obrigado amigo da Ucrânia, onde quer que estejas! Certamente ainda te lembrarás de Colos e das boas noites na Sociedade Recreativa

sexta-feira, 5 de julho de 2013

3º Concurso de Fotografia da Sociedade Recreativa Colense

Pelo 3º ano, embora não consecutivos, a SRC vai promover um concurso de fotografia que se realizará entre os meses de Julho e Agosto. 
Aqui podem ver o Cartaz Promocional e mais abaixo todo o regulamento do concurso. 
Desejos de boas fotos e aproveitem o que a nossa terra tem para oferecer.... Obrigado a todos os que participarem.

 REGULAMENTO DO CONCURSO

Arraial solídário e jantar pelo Ivanoel 19.7.2013

Dia 19 de Julho vai ter lugar na Escola Aviador Brito Paes em Colos um arraial solidário pelo Ivanoel, com bandas de música actuar ao vivo, baile e jantar.
O jantar será churrasco e as inscrições estão abertas até dia 17 de Julho, faço daqui um apelo à solidariedade e contribuição de todos para esta tão nobre causa.
Haverá serviço de bar, tasquinhas, quermesse e rifas.
Esta é mais uma organização do Agrupamento Vertical de Colos, com a total colaboração da Associação de País do agrupamento de escolas de Colos.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Gerações - Futebol a sério em Colos - Transição Anos 70/80

Quando na Vila de Colos havia Futebol a sério, com jogadores a sério, e com amor à camisola, grandes equipas, grandes jogos, grandes enchentes de público com orgulho de ver a sua equipa da então União Desportiva Recreativa Colense (UDRC), alguém conseguiu este instantâneo de cinco dos mais emblemáticos jogadores de futebol da UDRC de então:
Da esquerda para a direita: António Nicarote, António Alberto , Zé Galinha (Guarda Redes), Marinho e Jorge Frutas

Nova estrada municipal vai ligar Vila de Colos a Bicos

Finalmente a nova estrada municipal vai ligar Vila de Colos a Bicos.

As localidades de Vila de Colos  e Bicos vão ficar ligadas por uma nova estrada municipal de 8,5 quilómetros, que custará cerca de 1,4 milhões de euros e tem apoio comunitário.
A obra é promovida pela Câmara de Odemira e vai, segundo o autarca José Alberto Guerreiro, “vai aproximar populações que estavam muito distantes”.
“E no caso de Bicos, encurta em cerca de 10 quilómetros a distância aos principais pontos do concelho. Estamos em crer que será uma estrada bastante utilizada na circulação norte-sul a partir de toda esta região do concelho”, vinca o edil odemirense, lembrando que nas últimas duas décadas a autarquia tem feito “um investimento muito grande” nesta área e a fazer os itinerários municipais “que têm características totalmente nacionais”.
No caso das estradas municipais, “estamos a um nível em que quem nos dera que estivessem as estradas nacionais”, acrescenta o presidente da Câmara de Odemira.
Talvez agora depois de esta obra terminada se possa começar a pensar em fazer a mesma intervenção também na conhecida estrada da Silveira, que liga Vila de Colos a Vale de Santiago, ou até mesmo na estrada que liga Vila de Colos a Reliquias, e quem sabe, a estrada Amoreiras-Gare a Aldeia das Amoreiras.
Principalmente a Estrada da Silveira, que é bastante utilizada e encurta em cerca de 5 km a distância entre Vila de Colos e Vale de Santiago, para já não referir a ligação quase directa ao Matadouro Municipal das Fornalhas e o escoamento de tráfego que esta via iria trazer através da Aldeia das Fornalhas para o IC1 e A2 através de Alvalade Sado.
Isto sim, é desenvolvimento interior!!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Detalhe do Largo da Sociedade visto do ar

Detalhe de Colos (Largo da Sociedade), visto do ar, numa fotografia aérea.
Podem ver-se como tema principal o Largo da Sociedade, que alguns insistem em chamar de Largo dos Correios, (já não tem nada a ver com os correios), e que a nova toponímia de Colos devia ter alterado em devido tempo, quando foi revista e alterada em meados do ano de 2012
Para além da sede da Sociedade Recreativa Colense, (SRC), podem ainda ver-se algumas das ruas circundantes e a Igreja de Santa Isabel, ou da Misericórdia, e edifício da Junta de Freguesia como alguns dos mais importantes.

Vamos ajudar o Ivanoel

APELO
 TODOS POR UM !
Vou contar-vos um pouco da minha história:
Eu sou o Ivanoel Reis, tenho 14 anos e vivo em Bicos, uma pequena freguesia do concelho de Odemira, perto de Colos.
Há um ano atrás, foi-me diagnosticado um tumor maligno (sarcoma ewing) e desde então a minha vida mudou radicalmente.
Passei a viver a maior parte do meu tempo no IPO, entre internamentos, sessões de quimioterapia, radioterapia, consultas, transplantes, entre outros.
Depois desta fase de tratamentos terminados parecia estar tudo bem e foi então que fui fazer os exames de avaliação e foi aí que o meu mundo se desmoronou novamente.
A doença está a reincidir, por esse motivo preciso de toda a vossa ajuda e colaboração nesta causa, para conseguir angariar fundos para ir à Alemanha fazer tratamentos, porque neste momento o IPO já não consegue dar resposta a minha doença.
Desta forma, este tratamento será a minha última esperança para poder ter de volta a minha vida dita “normal”, assim é URGENTE angariar fundos para que seja possível realizar este tratamento.
Podem contribuir para esta causa através do seguinte NIB:003502560000200770087
Faço um apelo aos canais televisivos que se interessem por esta causa, cantores, empresários, entidades públicas, privadas, jornais, revistas, etc. Para todos juntos conseguirmos vencer esta batalha…

https://www.facebook.com/pages/Vamos-ajudar-o-Ivanoel/186194698213885?fref=ts

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Gerações - Cortejo de oferendas das gentes de Colos ao Hospital de Odemira - Anos 50 Século XX


Esta foto, provavelmente dos anos 50 do século passado, foi-me gentilmente cedida pelo Celso Loução. Retrata um cortejo de oferendas a favor do Hospital de Odemira. Uma iniciativa, provavelmente, com o objectivo de ajudar a angariar fundos para a unidade de saúde. Sobre isso talvez alguém mais conhecedor me saiba adiantar pormenores. Espero que sim porque fiquei muito curioso acerca destes cortejos.
Nesta fotografia, onde se encontra a representacão da minha freguesia natal: Freguesia de Colos, era habitual transportarem-se placas com versos e dizeres.
Para além da faixa que diz: «A Freguezia de Colos está presente» (Freguezia com Z, e que não devia ter mudado, talvez noutro estúpido acordo ortográfico), pode ainda ler-se por cima da camioneta, e se os olhos não me atraiçoam:

Oferendas ao Hospital de Odemira
Ribeira do Seissal e Colos
Cantinho da nossa Pátria

Na imagem, apenas consigo identificar o Sr. Joaquim Loução, o proprietário da camioneta da imagem e que serviu de transporte, estão outras pessoas de Colos e Ribeira do Seissal, que talvez alguém consiga identificar, talvez recorrendo a familiares mais velhos. Há palpites?
Não tenho certeza mas penso que estes desfiles de oferendas ao hospital eram realizados todos os anos, pelo que em caso de alguém possuir mais alguma informacão extra sobre o assunto agradecia contacto.
Digam la que recordar não é viver! Embora eu não seja dessa geracão, vim muito depois, tenho um carinho especial por este tipo de fotografias, uma nostalgia e saudosismo, mesmo que não tenha vivido o período em causa, e penso que ainda estão vivos alguns dos que aparecem na fotografia, felizmente! E fazia gosto em identificá-los, por isso se houver palpites, contactem. Obrigado.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Autárquicas 2013 - Odemira junta nove freguesias em cinco agregações

O maior concelho do País, Odemira, vai juntar nove freguesias em cinco agregações. Desde o 25 de Abril teve quatro presidentes de Câmara: dois por coligações que incluem o PCP e outros dois pelo PS.



Odemira é o maior concelho de Portugal. Com 1 719 quilómetros quadrados, tem 17 freguesias.
Odemira tem planície, serra e mar. Está integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Pertence ao distrito de Beja – região do Baixo Alentejo – mas também pertence à sub-região do Alentejo Litoral. Não pertence à Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Com uma população que ultrapassa as 26 mil pessoas Odemira foi, em termos político partidários gerido por coligações que integram o PCP até 1997, altura em que passou a ter votação maioritária no PS.
Nas primeiras eleições autárquicas e após a formação da AD – Aliança Democrática – coligação de centro-direita que integrava o PSD, CDS e PPM, em 1979, esta força política obteve durante dois anos – em 79 e 82 – votações superiores às do PS.
Entre 1976 e 1993, os destinos do concelho de Odemira foram geridos sempre pelo mesmo presidente de Câmara – Justino dos Santos. Primeiro foi eleito pela FEPU, depois pela APU e de seguida pelo PCP/PEV.
Em 93, a coligação PCP/PEV manteve-se como a força política mais votada mas, o presidente foi, durante um mandato, Cláudio Percheiro.
A partir de 1997 Odemira muda para a cor política rosa. Primeiro foi eleito o socialista António Camilo Coelho, durante três mandatos e, nas eleições de 2009 foi eleito, pela mesma força política, José Alberto Guerreiro.
Para as Autárquicas 2013 a disputa eleitoral coloca no terreno o PS, PDS-CDS-PP e PCP/PEV.
O Partido Socialista vai recandidatar o actual presidente de Câmara, José Alberto Guerreiro. Militante do PS, José Alberto Guerreiro, de 49 anos, é licenciado em Informática de Gestão e em Engenharia Civil.
Pelo PPD/PSD-CDS/PP concorre José Francisco Silva. Com o curso de regente agrícola, José Francisco Silva é agricultor e presidente da Associação de Beneficiários do Mira. Com 42 anos, é natural de Odemira.
E, pela CDU – Coligação PCP/PEV – o nome proposto é Manuel Cruz. Manuel Cruz, tem 59 anos, é natural da freguesia de São Luís e é técnico oficial de contas.
Militante do PCP, foi vereador da CDU na Câmara de Odemira entre 2005 e 2009 e, antes disso, entre 2001 e 2005, foi eleito na Assembleia Municipal de Odemira.
Com 17 freguesias, o concelho de Odemira vai reorganizar nove delas em cinco agregações. São Salvador e Santa Maria agrupam-se na sede do concelho. A freguesia de Vale de Santiago vai agregar parte da de Bicos. Colos agrega a outra parte da freguesia de Bicos. Santa-Clara-a-Velha une-se com Pereiras Gare. E, por fim, São Teotónio e Zambujeira do Mar juntam-se numa só, com a designação de Junta de Freguesia de S. Teotónio.

By Rádio Voz da Planicie / Riomira.com