quinta-feira, 11 de abril de 2013

F.Fraquito Photography - Novo Foto Blog

 E finalmente um novo blog onde pretendo mostrar e divulgar algumas das milhares de fotografias que tenho em arquivo e alguns dos trabalhos em fotografia que vou fazendo ao longo do ano.




sexta-feira, 15 de março de 2013

Livros - Odemira Romântica, de Izhar Perlman

Prefácio por António Camilo 
(Antigo Presidente da Câmara Municipal de Odemira)
«Ao surgir a ideia de avançar com este trabalho, foi nossa intenção proporcionar um olhar sobre aquela que ainda é, felizmente a nossa realidade em termos de belezas naturais, vivência urbo-rural e, sobretudo sobre figuras sem nome, únicas, que talvez apenas aqui se encontrem e tenham lugar.
Somos felizes por ser assim, somos igualmente felizes por estar aqui.
Temos a certeza que, para aqueles que conhecem este enorme concelho de Odemira, será o reviver nostálgico de saudosos tesouros. Sabemos de antemão que todos aqueles que ainda não nos conhecem, ao folhearem esta obra, sentirão o impulso de aqui vir.
Ao olhar, ao vivo, os locais, figuras e situações que proporcionaram ao artista as imagens que estão nesta obra, sentimos respeito, um respeito enorme, pela mais intrínseca vernacularidade deste Sul único, o de
Odemira, que nos encanta, nos estimula, mas que igualmente nos preocupa.
Perguntar-se-á porquê ...
A resposta será que, ainda nem todos estão alertados para a imperiosa
necessidade de preservar tudo aquilo que, de mais sagrado, temos, e daí algum receio que, algum dia, vejamos diminuir ou desaparecer tudo isto.
Confiamos, no entanto, que as novas gerações saberão manter intactos estes nossos "tesouros".
Afinal, preservação e desenvolvimento não são incompatíveis. Antes se complementam. Bem vindos, portanto, a esta montra que nos orgulha, e que com todo o gosto abrimos a todos os que connosco partilham a tradição, a natureza, e os locais de Odemira concelho.»

Antonio Camilo

Izhar Perlman viveu em Israel, nos EUA e na Suiça, tendo viajado bastante.
Em 1994 decidiu viver em Portugal. Apaixonou-se pelo país e partilha essa paixão através das suas fotografias.

Este é um livro de fotografias, a preto e branco, que se "come" de uma assentada, tal é a beleza documental apresentada através das magnificas fotografias de Izhar Perlman.
Não se deixem enganar pelo nome, "Odemira Romântica", não é um livro de fotografias unicamente de Odemira, mas sim de todo o concelho de Odemira, tendo o autor passeado e fotografado diversos lugares do concelho como é bom de perceber através das fotografias publicadas ao longo do livro.
Assim temos fotografias da Vila de Odemira, mas também de Milfontes, Santa Clara, Zambujeira, Cabo Sardão, Amoreiras, Aldeia das Amoreiras e Colos.
Aliás, a fotografia de entrada do livro é um detalhe da Igreja Matriz de Colos, tendo depois o autor contemplado a nossa vila com mais algumas fotos escolhidas para fazerem parte desta bela obra.
Ao todo são oito as fotos da Vila de Colos e arredores publicadas ao longo do livro, que revelam o apreço que autor teve pela nossa terra.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Escola das Artes de Sines - Audições Primavera 2013 - Escola Aviador Brito Paes

Aproveitando a classificação do ano de 2013 pelas Nações Unidas como Ano Internacional de Cooperação pela Água, a Escola de Artes de Sines, escolheu a temática ÁGUA como elemento unificador e catalisador para a inundação de música prevista para este ano lectivo.
A água, tal como a música é um elemento transversal e universal. Quando Debussy sentado à beira de um rio, exclamou, é o mar!, começando logo de seguida a escrever a peça com o mesmo nome, serviu-se não só da poética impressionista e aquática, mas também da viagem sonora por músicas e escalas orientais.
A música começou a deixar de estar fechada numa caixa chamada Europa. Se não foi o primeiro a fazê-lo, foi pelo menos o primeiro a expressá-lo mais consistentemente em termos sonoros. O músico Ryuichi Sakamoto que considera este como um dos seus compositores de eleição, afirma precisamente: "Debussy foi influenciado pelo Oriente, e o Oriente é influenciado por Debussy".
Mas a água do ponto de vista prático também é uma questão transversal e universal. Fixados na crise financeira do mundo ocidental, só pensamos no desenvolvimento económico, esquecendo o desenvolvimento sustentável e ecológico do planeta: o acesso à água por parte de todos, a proteção dos ecossistemas aquáticos, a gestão das zonas costeiras, as estratégias de adaptação às alterações climáticas são aspetos fundamentais do desenvolvimento e defesa dos recursos hídricos.
Região de onde partiram exploradores para o mundo, ponto de chegada para músicos do mundo, esta faixa do Litoral cumpre assim o seu destino: circular entre a Música e o Mar...

Posto isto tiveram lugar as Audições de Primavera da Escola de Artes de Sines na Escola Aviador Brito Paes em Colos.
Dessa noite ficam algumas fotografias dos aspirantes a músicos:

quinta-feira, 7 de março de 2013

Gente de cá - João Candeias a cavalo nas ruas de Colos


O João Candeias, a subir a Rua 28 de Maio, na Vila de Colos, algo surpreso pela objectiva do improvável fotógrafo

Fotografia por Izhar Perlman, no livro "Odemira Romântica" Abril 2000

quarta-feira, 6 de março de 2013

Crónica da visita do Rei D.Sebastião a Colos e Odemira em 1573

Em 14,15,16 e 17 de Janeiro de 1573 o Rei de Portugal D.Sebastião visitou Colos e Odemira.
Dia 14 em Colos e dias 15,16 e 17 esteve em Odemira.O Cronista da época João Cascão relatou assim a sua visita.
Estas visitas estiveram integradas na Jornada do rei pelo Alentejo e Algarve procurando apoios para as suas aventuras no Norte de África.
Algumas referências do cronista são mesmo para reflectir pois esta viagem pelo Alentejo e Algarve dá aos historiadores muitos motivos para compreender essa época da nossa história.
 

 



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Actividades de Tempos Livres para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico das escolas do agrupamento vertical de Colos

Segundo o Blog do CSIF, ( Comissão Social inter-freguesia ), teve lugar no dia 14 de Janeiro passado uma reunião onde foi debatido e discutida a possibilidade de organizar actividades de tempos livres para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico das escolas do agrupamento vertical de Colos nos períodos de férias escolares.
Nesta reunião deu-se o culminar de um processo que ao todo envolveu três reuniões, com a aprovação do projecto elaborado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Colos, com o apoio do Centro de Convergência.
A aprovação implica que vão ser organizadas actividades de tempos livres para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico, durante a primeira semana das férias da Páscoa (dias 18 a 22 de Março), numa parceria entre as associações, que fornecerão o apoio às actividades, e as juntas de freguesia, que assegurarão o transporte e a alimentação.
Cada um dos cinco dias dessa primeira semana de férias será numa freguesia diferente, cabendo à associação local, sempre que existir, ou à associação de pais, o apoio às actividades lúdico-formativas.
Se a parceria for bem sucedida, pensar-se-á o seu alargamento às férias de Verão, para assegurar que também aqui as crianças poderão beneficiar destas actividades.

http://csif6odemira.blogspot.pt/ 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Gente de Cá - Nelson Banza - Cozinheiro

Nelson Banza, cozinheiro de profissão, cozinheiro por vocação.
Este é a nossa personagem de hoje na rubrica "Gente de Cá".

Nascido a 15 de Maio de 1976, em Beja, é o irmão mais novo de três, dois dos quais mulheres.
Nascido no seio de uma família muito humilde, logo após o seu nascimento veio habitar para Colos com os seus pais e irmãs e onde também morava a sua avó materna Dilar, que viria a falecer logo depois, tinha ele 4 anos, todos os seus outros avós já haviam falecido até à data do seu nascimento.
 Em criança e adolescência sempre foi educado de forma exemplar e correcta pelos seus pais e irmãs, segundo ele, e agradeçe a educação e a forma como todos o educaram e tudo o que lhe ensinaram, essa forma de educação teve como fruto o homem que é hoje, bastante educado, honrado respeitado, muito digno e muito orgulhoso com todos aqueles que o souberam educar, não só agradeçe aos seus pais e irmãs, como aos restantes familiares e sem o serem, pois com todos aprendeu e ainda aprende grandes e pequenas lições de vida que lhe foram muitos úteis, que ainda o estão a ser e que para o futuro sempre serão úteis, lições essas de aprender a dialogar de forma correta, de socializar, de conviver, de respeitar, alertar para os demais perigos, enfim, que o lançaram para a vida a que se propôs e a par de alguns dos obstáculos que a própria vida nos proporciona e que nós todos temos que estar preparados para os enfrentar e ultrapassar, serão também as lições que tentará dar aos seus filhos, tal como todos nós.
Completou o ensino primário na Vila de Colos, depois frequentou dois anos na Escola Secundária de Ourique, e como o aproveitamento não estava a ser o melhor, os seus pais decidiram colocá-lo em Beja, no Liceu Nacional Diogo de Gouveia, excelente escola de referência nacional, onde durante a semana ficava numa residência para estudante e vinha a casa aos fins-de-semana e onde tinha todas as condições para estudar da melhor forma possível. Completou em Beja o 9º ano e depois ingressou na vida militar, o que não lhe permitiu estudar mais, por já ter algumas responsabilidades financeiras, não podia já ficar sem ordenado, logo, continuou a sua vida profissional sem estudar e sem horário para tal, terminado o serviço militar obrigatório, decidiu meter um ano de voluntariado à experiência, o qual correu bastante bem, tornou a renovar contrato e ficou como militar durante 9 anos. Por lei, findos os 9 anos, teve que sair da vida militar, mas regressou novamente através de concurso nacional, desta vez como civil, onde permaneçe hoje como funcionário dos Quadros Permanentes do Pessoal Civil do Exército (QPCE) e atualmente já completou o ensino secundário no programa das Novas Oportunidades do Centro Naval de Ensino à Distância.

Actualmente trabalha no Quartel de Campo de Ourique em Lisboa, onde é cozinheiro de 1ª, entrou para os Quadros do Exército em 2004 e foi colocado na Escola do Serviço de Saúde Militar em Campo de Ourique. Aos fins-de-semana tem dois extras (trabalhos), ao Sábado à noite é Barman na Discoteca Alexander’s em Santiago do Cacém e é Chefe de Cozinha e responsável pela brigada de cozinha e copa,  na Quinta das Tílias, também em Santiago do Cacém, onde se realizam inúmeros casamentos e outros eventos festivos.

De momento mantem online também um Blog apaixonado, dedicado à nossa gastronomia, especialmente à Rica e saborosa Gastronomia Alentejana, a que todos convido a visitar, e que pode ser vista aqui: Alentejanamente Comendo
Este seu Blog centra-se principalmente na cozinha tradicional portuguesa. Com maior destaque para a fascinante cozinha regional Alentejana, citando nomeadamente as suas tradições, origens, costumes e história. Pretende também inovar e alterar/enriquecer à sua maneira algumas das receitas tradicionais, oferecendo-lhes um ar mais moderno e inovador mas sempre mantendo os ingredientes tradicionais da região.

Um abraço Nelson e continua!

http://nelson-banza.blogspot.pt/

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dar de Mim Luisa - A partilha de uma voluntária

A senhora chama-se Luísa, o Blog intitula-se Dar de Mim Luísa, o que só por si indicia o seu valioso conteúdo pessoal, emocional e voluntarioso.
Trata-se de um blog muito pessoal da autora, que não conheço pessoalmente mas que me surpreendeu muito pela entrega e dedicação que revela através das suas narrativas cheias de entusiasmo e carinho aos mais velhos que, por circunstancias da vida, estão confinados aos lares de idosos e centros de dias, nomeadamente nas localidades de Colos e Cercal do Alentejo.
Desde Agosto do ano transacto que esta senhora vem partilhando com todos os leitores do seu Blog as suas experiências e a sua actividade de voluntariado junto dos lares de idosos referenciados, onde através da sua proximidade com os idosos tem vindo a recolher um importante espólio de histórias, vivências, tradições e saberes antigos da nossa região, o qual vai divulgando através do seu Blog com imagens e com textos carregados de emoção, sentimento e saudade.

Sem muito mais a acrescentar, o melhor e ler e rever, por favor, visitem e tornem a visitar este fantástico Blog: http://dardemimluisa.blogspot.pt/

Bem haja D. Luísa, força e continuação de bom trabalho!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Comissão Social Inter-Freguesias

Com a nova reestruturação e reforma administrativa em curso pelo (des)governo da república, foram extintas inúmeras freguesias em Portugal, sendo a maioria incorporadas e anexadas a outras freguesias próximas.
No nosso concelho, Odemira, tudo indica que serão extintas quatro freguesias, a saber: Zambujeira do Mar, Pereiras-Gare, Santa Maria e Bicos, sendo anexadas por inteiro ou parcialmente por outras freguesias vizinhas.
No que a Colos diz respeito, será anexada uma parte da freguesia dos Bicos, sendo a outra parte anexada à freguesia do Vale de Santiago, numa espécie de retorno, modernizado, ao passado quando a freguesia dos bicos era parte integrante da freguesia do Vale de Santiago, e se nas outras freguesias até faz algum sentido o novo mapa administrativo proposto, a freguesia dos Bicos dá a impressão de estar a pagar o preço do extremo isolamento e distância em relação a Odemira, sendo, na minha opinião muito pessoal uma grande injustiça para a população dos Bicos este revés na sua estima e identidade.
Penso mesmo que esta solução para as freguesias do concelho de Odemira não é mais do que uma machadada no interior do concelho, extinguindo as freguesias mais afastadas e interiorizadas, e também muito carenciadas, nos dois extremos do concelho, deixando intactas outras freguesias que podiam muito bem ser também extintas, como a Longueira / Almograve, que podia muito bem ter sido extinta e integrada na freguesia de Milfontes.
Com todas estas movimentações começaram a surgir novas ideias para dinamizar, de alguma forma, as relações entre freguesias, dando origem nos últimos meses ás chamadas "Comissões Sociais Inter-Freguesias", nome pomposo que se espera seja sinónimo de entre ajuda entre freguesias e entre populações para busca do bem comum, das necessidades próprias e do bem estar das populações, espera-se que estas comissões não sejam apenas mais um espaço de lutas politico-partidárias de terceira categoria que apenas interessam aos próprios e que o diálogo entre os diversos intervenientes seja produtivo para as populações em geral, a ver vamos.......

Existem já, segundo a página da Câmara Municipal de Odemira, 6 Comissões deste tipo no concelho:
  • S.Teotónio/Zambujeira do Mar;
  • Sabóia/Pereiras Gare/St.ª Clara-a-Velha/Luzianes Gare;
  • Boavista dos Pinheiros/St.ª Maria/S. Salvador;
  • S. Luís/Relíquias;
  • Vila Nova de Milfontes/Longueira e Almograve;
  • Colos/Bicos/S. Martinho das Amoreiras/Vale Santiago.
Segundo a mesma página da Câmara Municipal de Odemira, estas comissões são «....orgãos plenários de decisão....", e passo a citar:

« As Comissões Sociais Inter-freguesias são órgãos plenários de decisão, pretendendo constituir-se como espaços de reflexão, construção estratégica e alimentação permanente da discussão no seio da Rede Social Municipal. As CSIF’s são constituídas por Presidentes de Junta, organismos públicos, entidades sem fins lucrativos, grupos comunitários organizados representativos de grupos da população e quaisquer pessoas dispostas a contribuir de modo relevante para o desenvolvimento social local.» 

Em relação à nossa freguesia, a comissão criada, abrangendo as ainda freguesias de Colos, Bicos, S. Martinho das Amoreiras e Vale Santiago, já tem um Blog online, para, segundo o que está explicado no próprio Blog:

«... procura-se estabelecer uma maior ligação com as populações das nossas freguesias, de forma a divulgar-se publicamente aquilo que é discutido e decidido nas reuniões, e a facilitar o contributo de  qualquer habitante no sentido de nos enviar ideias, críticas, sugestões. Para isso basta escrever-nos para o endereço electrónico csif6.odemira@gmail.com »

De referir também as entidades habitualmente participantes nesta comissão e suas reuniões que a nós todos diz respeito:

- As quatro freguesias da comissão;
- Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Colos
- Associação Humanitária Dadores de Sangue de Vale de Santiago
- Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-gare
- Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, núcleo do Alentejo (Centro de Convergência);
- Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras-Gare
- Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras
- Cruz Vermelha de Colos

Mais uma vez Colos a ficar "desfalcada", não percebi bem porque é que a Sociedade Recreativa de Colos (SRC) não esta representada, sendo já dado como integrante o Grupo Desportivo das Amoreiras Gare, espero que os responsáveis pela SRC rectifiquem este ponto e passem também eles a integrar de forma habitual estas reuniões da comissão.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Apresentação do Livro "Contos Alentejanos, Cozendo o Pão, Costurando a Vida" de Maria Vitória Afonso

Decorreu na nossa Vila de Colos, dia 19 de Janeiro, a apresentação do livro "Contos Alentejanos, Cozendo o Pão, Costurando a Vida" da autora colense Maria Vitória Afonso.
Foi com muito prazer e admiração que estive presente neste acontecimento, o qual, infelizmente, não teve a participação e adesão que se desejava por parte dos colenses, talvez por falta de mais divulgação e também por acontecimentos paralelos que desviaram algumas das pessoas que habitualmente estariam presentes. Contudo, é com tristeza que verifico a falta de sensibilidade dos colenses para este tipo de acontecimentos culturais, não reconhecendo de imediato a importância para a divulgação cultural e visibilidade que isto tem para a nossa terra.
É para mim muito confuso ver um livro, e permita-me a autora o atrevimento de dizer que este é um livro principalmente focado sobre Colos, de uma autora natural de Colos, e ter menos assitência na sua apresentação em Colos do que teve noutros locais, por exemplo, na Amora (Seixal), onde como podem ver teve casa cheia.
A apresentação na Vila de Colos decorreu no salão de festas da Junta de Freguesia, pelas 15:00 horas e teve a presença de algumas individualidades do nosso concelho, e muitos amigos e admiradores da autora.
Assim, na cerimónia, que teve como condutora a Profª. Mariana Mareco, estiveram presentes e usaram da palavra o presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, o presidente da Junta de Freguesia de Colos, Manuel Penedo, o cantor Francisco Naia, o Dr. Eduardo Raposo, destacado dirigente do CEDA (Centro de  Estudos Documentais do Alentejo), o presidente da casa do Educador do Seixal, Prof. Tomás Bento, o editor do livro, Fernando Mão de Ferro, para além, claro, da autora que a todos agradeceu, emocionada, as palavras de carinho e admiração pela sua obra e vida literária.
A cerimónia prosseguiu com a intervenção do cantor Francisco Naia, que a todos encantou com a sua magnifica voz a cantar temas do seu ultimo trabalho discográfico, e que por ultimo homenageou a autora cantado, de improviso, dois poemas do seu anterior livro "Contos e Vivências do Sudoeste Alentejano".
Por fim, porque estamos no Alentejo, e como não podia deixar de ser, todos foram brindados com um repasto onde estiveram presentes os mais diversos sabores alentejanos.

Na minha modesta opinião, Maria Vitória Afonso vem com mais esta obra reforçar a qualidade de acérrima defensora e divulgadora da tradição, cultura e saberes tradicionais alentejanos, nomeadamente no que à Vila de Colos diz respeito e à região do Sudoeste Alentejano onde estamos inseridos.
Este livro, que acaba por ser uma continuação, para melhor, da obra anterior da autora, e encerra em si um universo alentejano em vias de extinção e practicamente desconhecido para as novas gerações, que se torna urgente reunir e preservar, e transforma as obras da autora uma referência na divulgação das tradições e vivências da nossa terra, em linha, por exemplo, com o livro de António Machado Guerreiro, "Colos, Alentejo, Elementos Monográficos", editado pela primeira vez nos anos 60 do século passado e reeditado depois, em 1987, pela Câmara Municipal de Odemira, e que continua a ser a principal referência literária e etnográfica sobre a Vila de Colos publicada até aos nossos dias.

O Alentejo é a maior região de Portugal, mas também é a mais pobre, tradicionalmente fomos o celeiro do país, mas hoje com a destruição da agricultura pelos sucessivos governos da República Portuguesa, somos uma terra de quase fome, miséria e desemprego. Económicamente abandonados pelo poder central, despovoados pelas nossas gentes que procuram na emigração para a capital e o estrangeiro a única forma de viver com dignidade, o Alentejo tornou-se num verdadeiro deserto para os próprios Alentejanos, feridos no seu orgulho regional, na sua identidade cultural e na sua dignidade humana. Desde à séculos, com as mais violentas revoltas e ocupações até às mais recentes vagas de emigração, o povo do Alentejo tem uma longa história de sofrimento.
O Baixo Alentejo é, provavelmente, a região mais coesa e homogénia do território do Estado Português, talvez com a excepção do Algarve, e embora próximos, para além da saudável vizinhança, pouco ou nada temos a ver com o Algarve ou com qualquer outra região de Portugal.  Temos uma cultura própria, (na música, dança, arquitectura, literatura, gastronomia, etc.), falamos no nosso quotidiano do dia a dia uma variação própria da língua portuguesa, temos uma mundividência própria, temos problemas próprios e temos sem dúvida uma identidade única.
Contudo, somos e temos orgulho em ser portugueses, contribuímos para a rica diversidade cultural do nosso país.
Mas o Alentejo não é só "paisagem", como já referi antes, queremos que o Alentejo seja uma região desenvolvida e de progresso, e não apenas com um povo hospitaleiro, somos Alentejanos e temos orgulho em sê-lo, amamos a terra onde nascemos e onde nasceram os nossos pais, temos uma identidade muito forte e uma cultura muito própria, que necessita de ser preservada e divulgada como legado ás novas gerações, numa continuidade sustentada para evitar ainda mais a extinção cultural e tradicional que temos vindo a ser alvo nas últimas décadas.

 photo DSC_7080_zps21f96c9c.jpg  photo DSC_7105_zpsc01a1673.jpg  photo DSC_7106_zps10f4188a.jpg photo DSC_7119_zps5ae5c5f9.jpg  photo DSC_7121_zps6e2ddf7f.jpg  photo DSC_7128_zpsb5b714bb.jpg  photo DSC_7172_zps8677821b.jpg  photo DSC_7173_zpsc1081e6e.jpg
 photo DSC_7100_zps51f866c8.jpg  photo DSC_7094_zpsbdc24134.jpg  photo DSC_7097_zps37083b21.jpg  photo DSC_7138_zps45403ab6.jpg  photo DSC_7145_zps1c17650e.jpg  photo DSC_7150_zpseb1121b6.jpg  photo DSC_7167_zps8eb5f48a.jpg  photo DSC_7178_zps8747a303.jpg  photo DSC_7174_zpsb0a52119.jpg