terça-feira, 28 de junho de 2011

Fogueira de São João 2011

Já não se via uma coisa assim em Colos desde há vários anos, uma fogueira a sério na noite de S.João.
Integrado no programa da feira, a fogueira foi o mote ideal para o inicio dos dias de folia. Viu-se alegria na cara de toda a gente, novos e velhos, dos 8 aos 80, todos quiseram pular a fogueira de S.João. Bem hajam.
De origem europeia e pagã, as fogueiras de S. João , fazem parte da antiga tradição pagã, de celebração do solstício de Verão. A fogueira da noite de 23 para 24 de Junho, tornou-se pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias.
Uma lenda católica, em mais um exemplo da usurpação cristã do paganismo, cristianizando a fogueira pagã de verão, afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do Verão Europeu, tinha as suas raízes num acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Esta teria de fazer uma fogueira no cimo do monte, para avisar que estava prestes a nascer o seu filho (João Baptista), assim Maria iria em seu auxílio.

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket
Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Escola Básica Integrada Aviador Brito Paes - Sarau 2011

O dia 22 de Junho foi o escolhido esta ano para a realização do já tradicional Sarau promovido pelo Grupo de Professores de Desporto Escolar da Escola Básica Integrada Aviador Brito Paes e que marca o culminar do ano lectivo para os alunos.
Iniciativa de grande valor, promove a abertura da escola à comunidade em geral, a todos os pais em particular.
O espectáculo deste ano teve mais uma vez lugar no pavilhão desportivo e no recinto exterior da escola, com o figurino a não fugir ás anteriores edições.
A projecção de imagens numa das paredes do pavilhão revelou muitas das actividades escolares e desportivas dos alunos no decorrer do ano lectivo que findava, no decorrer da passagem de imagens foram recordados os falecidos professor Gonçalo e o aluno António, momento marcante e comovente.
Seguiu-se a apresentação das coreografias pelos alunos, sempre com especial relevo para a ginástica, mas também para a dança. com momentos apreciados pela assistência mas que, opinião pessoal, já começam a ser muito repetitivos de ano para ano.
Já no exterior, arraial promovido pela Direcção da escola com a colaboração de alguns funcionários, animação com baile, sardinhada e a habitual barraquinha das cervejas, ponto de encontro para os habitués deste tipo de festas.
Penso que é uma iniciativa de louvar e continuar, mas nos dias a seguir à noite do sarau ouvi algumas conversas sobre o facto de se vender alcool no recinto da escola não ser o melhor exemplo para os alunos. De facto pode existir aqui um paradoxo, por um lado a escola tenta promover ao longo do ano as melhores formas de educação e no ultimo dia espalha-se ao comprido colocando bebidas alcoólicas no interior da escola e facilitando o consumo.
Podem argumentar que os alunos estavam com os pais, sim, é verdade, mas os pais muitas vezes são o pior exemplo.
Fica aqui um resumo de imagens:


Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket  Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Feira de S. João 2011 - A Renovação


Junho em Colos é sinónimo de Feira de S.João, e este ano, finalmente, as mentalidades parece que mudaram, a vontade parece renovada e o figurino da feira aparece renovado, numa tentativa de ir ao encontro do que de melhor já se faz no concelho e nas freguesias limítrofes.
Ainda sem terrenos próprios para a sua realização a feira apresenta-se esta ano com um programa simples mas onde já aparecem incorporadas as realizações de uma feira moderna, com exposição de gado e máquinas agrícolas, artesanato e produtos regionais.
Na tarde do dia 25, sábado, espectáculos de canto popular com diversos grupos corais, e para animar as noites dos dias 24 e 25 temos espectáculos musicais e baile.
Como colense amante da minha terra esta tentativa de renovação da feira de S.João parece-me excelente e aplaudo a iniciativa, mas como em Colos tudo pode acontecer reservo uma opinião geral para dia 26 de Junho, quanto tudo tiver terminado.
Tudo isto não é encarado por mim como surpresa, nem novidade, para os mais atentos e assíduos leitores deste pasquim há cerca de um ano atrás já eu tinha aqui escrito um postal acerca deste tema especifico.
Nessa altura escrevi: «... primeiro definir uma data certa para a sua realização, sempre por volta do S. João, mas coincidindo num fim de semana, e depois encontrar um terreno próprio para a realização da feira, com iluminação, saneamento e ordem, tal como vemos em todo o lado onde havia feiras com a dimensão da nossa, podendo então evoluir para uma promoção cultural e social do evento, aproveitando a data e dimensão criados pelos anos...», como se pode ver este ano tudo isto está efectivamente a acontecer, com a excepção do terreno, ou terrenos, ainda serem "emprestados".
Espero muito sinceramente que este seja o primeiro ano de uma nova era, de uma renovada feira de S.João, como Colos merece e é capaz de fazer, que a feira seja motivo de orgulho, identidade e encontro entre os colenses, motivo de afirmação e protagonismo para todos.
Para acabar este postal deixo o programa oficial da feira, tal como esta apresentado nas imagens do folheto de promoção da feira:
Dia 23 Quinta-feira
22:00 horas - Vamos saltar a fogueira
Dia 24 Sexta-feira
10:00 horas - Exposição de artesanato e produtos locais
 Mostra de gado e máquinas agrícolas 
Gastronomia
22:00 horas - Espectaculo Musical / Baile com a banda KARISMA
Dia 25 Sábado
9:00 horas - Passeio equestre
10:00 horas - Exposição de artesanato e produtos locais
 Mostra de gado e máquinas agrícolas 
Gastronomia
16:00 horas - Vozes femininas das Amoreiras-Gare
Grupo coral Vozes de Casével
Grupo coral "Os cardadores" da Sete
Gentes do Alto Mira - Santa Clara
Maravilhas do Alentejo
22:00 horas - Baile com Ana Páscoa
-------------------------------------------------------------------------------------------
Passeio Equestre organizado pela Sociedade Recreativa Colense
Integrado no programa da feira, no dia 25 de Junho, pelas 9 horas, concentração de cavaleiros e montadas junto ao campo de futebol para dar inicio ao 1º Passeio equestre organizado pela Sociedade Recreativa Colense.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Câmara Municipal de Odemira, Orçamento Participativo, Escola Básica e Campo de Futebol

Realizou-se em Colos, no passado dia 7 de Janeiro, pelas 21:00 Horas, no salão da Junta de Freguesia, uma assembleia participativa acerca do recém-introduzido orçamento participativo no orçamento geral anual da Câmara Municipal de Odemira para 2012.
Estiveram presentes as mais altas individualidades do município, nomeadamente o Sr. Presidente da câmara de Odemira e vereadores, assim como os senhores presidentes das juntas de freguesia de Colos, Bicos e Vale de Santiago, faltando apenas representação da freguesia de São Martinho.
O que é Orçamento Participativo, perguntam muitos, ora bem, a grosso modo é uma verba que a câmara de Odemira passa a disponibilizar no seu orçamento anual com vista a efectuar projectos apresentados e votados exclusivamente pelos cidadãos residentes no concelho.
Para mais informação e participação consultar a página do OP aqui.
Neste caso a verba é de 500.000,00 euros e a fase de apresentação de projectos vai até ao final do mês de Junho, sendo a votação de cada projecto efectuada em Outubro e os resultados divulgados em Novembro, os projectos vencedores serão implementados e as verbas disponibilizadas durante o ano de 2012.
Cada projecto não pode ultrapassar o custo máximo de 200,00 mil euros e podem ser apresentados via presencial, nestas reuniões ou na câmara municipal, ou então via internet na página criada para o efeito e que pode ser visitada aqui
A reunião era aberta e destinada ao público em geral, embora a adesão tenha sido escassa, apenas algumas pessoas compareceram, o que é triste, porque toda a gente se queixa que a politica e as decisões andam longe dos cidadãos, mas quando aparecem ocasiões como esta, onde os cidadãos são os principais intervenientes, ninguém participa. Penso que a politica andou tantos anos longe de tudo e de todos, distante, que agora que se tenta aproximar é vista com desconfiança e o povo não acredita nas reais intenções por trás de iniciativas como esta, talvez com o passar dos anos, numa continuação de boas práticas descentralizadoras por parte do município, as novas gerações possam aderir e participar de facto na construção do futuro dos seus concelhos.
A reunião abriu com uma intervenção do Sr. Presidente da Câmara, agradecendo aos presentes a comparência e explicando os ideais e objectivos deste programa OP para o próximo ano e seguintes, seguidamente o Sr. Vereador Ricardo Cardoso tomou da palavra para explicar mais pormenorizadamente e tecnicamente o que é o OP e o seu enquadramento, disponibilizando-se de seguida para esclarecer todas as dúvidas.
Seguiu-se a fase de apresentação de propostas efectivas, para a qual a Escola Básica Aviador Brito Paes tem um projecto muito ambicioso e no qual tem vindo a trabalhar à algum tempo. Munidos de uma maqueta e com uma apresentação em power point, o Sr. Director da escola, acompanhado por mais dois responsáveis da instituição, passaram à apresentação do seu projecto, notando-se desde logo uma grande boa organização e planeamento de tudo.
Este projecto escolar, intitulado " A Floresta na minha escola", na minha opinião, consiste na junção de vários projectos mais pequenos com vista a valorizar e aproveitar o enorme espaço nas traseiras da Escola Básica, assim como criar e construir uma série de infraestruturas que não foram contempladas no desenho original da escola de Colos.
Assim a actual direcção da Escola Aviador Brito Paes propõe-se a criar uma "floresta" no espaço existente, com a plantação de árvores, um lago, um circuito de manutenção, uma passadeira para pedestres, uma horta ecológica, um skatepark, aumentar o polidesportivo e dotá-lo de relva artificial, construir uma cobertura desde a entrada da escola até ao edificio da pré-primária e traseiras da escola, cobertura de uma parte do páteo interior da escola e a colocação de paineis solares para aquecimento das salas e aproveitamento energético.
Um projecto ambicioso, volto a referir, com valor e com muita qualidade, mas que talvez não se enquadre nas regras do OP definidas pelo município, senão vejamos:
O OP define que os projectos têm de ter um tecto máximo de 200.000 euros, logo ai ficou claro para todos que a avaliação de custos efectuada pelos responsáveis deixava muito a desejar, percebendo-se que o valor espectável ultrapassava o definido
Muitos aspectos técnicos do projecto estão mal calculados, o que põe directamente em risco a verba estimada para a sua execução, por exemplo o lago artificial, a horta biológica e o aumento do polidesportivo, para além das obras da passadeira pedestre, implicam uma movimentação de terras cujo real orçamento certamente ultrapassa o estimado.
Ainda relativamente a lago artificial, como será efectuado o enchimento e renovação de água? Que infraestruturas serão necessárias para o efeito? Convém lembrar que para uma charca de águas paradas e a cheirar mal temos a estação de tratamento de esgotos que é logo ao lado da zona onde querem colocar o dito lago, enfim, uma série de questões técnicas e outras burocráticas de um projecto, repito, muito ambicioso.
Para estas questões alertou o Sr. Presidente da Câmara, que ouvindo atentamente todo a apresentação no fim usou da palavra chamando a atenção e questionando os responsáveis escolares para a complexidade de um projecto desta natureza.
Para além disto tudo os responsáveis escolares parece que estão a esquecer uma futura ampliação dos edificios escolares relativos ao 1º ciclo, se continuarem a fechar as escolas primárias que ainda estão activas esses alunos têm de ser deslocados para algum sitio, e nessa altura a escola terá de ser ampliada com a construção de novos edifícios.
Para nós, colenses, para mim que entrei e vi a maqueta, o primeiro pensamento foi para o prometido Campo de Futebol pensado e planeado para o terreno que agora querem ocupar.
Lembro para quem não sabe que o sonho de um Campo de Futebol novo em Colos já começa a ser algo quase impossível, dado os valores a que avulta, só para terem uma ideia, um Campo de Futebol com relva sintéctica, balneários e iluminação hoje em dia ascende a cerca de 400.000 euros.
Sendo o terreno onde está a escola básica propriedade da câmara municipal, logo desde o inicio, em meados de 1997, o pensamento dos responsáveis locais da altura, presidente de junta e direcção da Sociedade Recreativa, era a de fazer o novo campo de jogos nas traseiras da escola, projecto que teve sempre a concordância e receptividade da câmara municipal da altura.
Actualmente estou plenamente convencido que, ao longo destes 14 anos já poderíamos ter este equipamento disponível, mas para isso tinha de ter havido uma plena vontade e pressão junto da câmara municipal por parte da Junta de Freguesia em conjunto com a Sociedade Recreativa Colense, assim, com o arrastar dos anos e dos custos de execução prevejo uma enorme dificuldade em obter um novo e condigno recinto de jogos de futebol de 11 em Colos.
Nas imagens que apresento pode ver-se demarcado a vermelho o espaço dos terrenos da Escola, assim como o actual Campo de Futebol, como se pode ver a área dos terrenos livres da escola era perfeito para o novo Campo de Jogos e balneários, sobrando ainda espaço para ampliações escolares ao nível de estruturas e continuava a existir espaço para a plantação de árvores e áreas pedonais, isto tudo para além de que o novo recinto desportivo seria integrado na própria escola com as mais valias para o desporto escolar que isso traria.
Este sim seria o projecto ideal e devia ser pensado e estruturado numa parceria entre a escola, a junta de freguesia, a sociedade recreativa e a câmara municipal, de forma a ser executado, não através do OP, porque as verbas envolvidas são bastante mais elevadas, mas procurando e esgotando todas as vias institucionais ou europeias para obter essas verbas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Este blogue é contra o novo acordo ortográfico

Neste Blog não se obedece a acordos sem sentido, como é o caso do chamado "acordo ortográfico".
Até posso dar erros de vez em quando, gralhas acontecem, mas recuso-me a escrever mal porque agora é regra acordada.
Sou português e escrevo em português, o português que me ensinaram na escola, a mim , ao meu pai e ao meu avô, aquele português que os meus antigos professores tanto faziam questão de tratar bem e ver bem tratado pelos alunos, num legado de gerações.
Sinceramente não entendo o porquê de termos de mudar a nossa língua materna em função de critérios traidores e em função daqueles que, embora a tenham aprendido com os nossos antepassados, derivaram para neologismos e diferentes formas de expressão em português.
Isso, só por si, não é razão para acordos ortográficos, todos podemos escrever o português sem recorrer a acordos traidores, porque como língua universal que é, no português todos nos compreendemos.
Mais, este acordo deve ser encarado como um crime contra o património cultural da humanidade, afinal as línguas são cultura e património.
Portanto, volto a repetir: sou Anti-Acordo Ortográfico e neste blogue, sempre que escrever em Português, será no Português que aprendi e não no novo todo estranho.

terça-feira, 12 de abril de 2011

SRC - Actividades Abril 2011 - Concurso de Fotografia & Convívio de Carrinhos de Rolamentos

A SRC (Sociedade Recreativa Colense) vai realizar durante o mês de Abril de 2011 o 2º concurso de fotografia, e o 3º convívio de carrinhos de rolamentos.
O concurso de fotografia, este ano dedicado ao tema Animais, tem um prazo de entrega de fotografias até ao dia 30 de Abril, na sede da SRC e entrega de prémios dia 7 de Maio.
Espera-se mais adesão por parte do pessoal que gosta de fotografia, e neste caso de animais.
Fotografia é o registo de uma imagem, de uma cena ou de um momento. É o congelamento da memória. Participem!!

O convívio de carrinhos de rolamentos, o 3º consecutivo organizado pela SRC, terá lugar no dia 17 de Abril, domingo, na Descida da Mina
Esta é uma actividades particularmente interessante e que pretende não deixar cair em esquecimento total os tempos da nossa infância, quando não havia video-jogos ou computadores e as crianças andavam livremente pelas ruas brincando.
Reavivar a memória deve ser um imperativo de consciência nestes tempos conturbados que atravessamos, à muitas coisas das quais nos esquecemos, há outras tantas que precisam ser recordadas sempre de novo para que não nos esqueçamos da sua importância os das pessoas envolvidas.
Espera-se também uma boa adesão por parte de todos nesta actividade sempre muito divertida com muita alegria, boa disposição e alguma loucura saudável.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Semana de animação para os mais novos em Colos

Vai realizar-se em Colos, uma semana de animação que tem como público alvo os mais novos com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos de idade.
Este é um projecto independente, pensado e desenvolvido por uma jovem e dinâmica animadora sócio-cultural natural da nossa terra, que na falta de iniciativa por parte da Junta de Freguesia resolveu por si só arriscar e ousar fazer.
Terá lugar entre os dias 11 e 15 de Abril, em plenas férias escolares, e tem como objectivos o bem estar das nossas crianças, através do desenvolvimento de actividades lúdicas como a fotografia, o desporto ou as artes plásticas, proporcionando momentos de bem-estar físico e psicológico, para além de uma imensa alegria às crianças.
Este tipo de projectos é extremamente importante para a nossa terra, porque dinamiza e estimula a localidade em geral e convida a população à participação.
Nos tempos modernos que atravessamos, onde as crianças em tempo de férias são enclausuradas nas suas casas, tendo apenas por companhia os computadores, telemóveis, vídeo-jogos e televisão, este é um projecto pioneiro de extrema importância para as crianças e para os pais que têm aqui uma excelente oportunidade para contrariar os maus hábitos e sedentários vícios, levando os seus filhos a realizar actividades físicas e culturais.
Como já foi referido, este projecto irá realizar-se de 11 a 15 de Abril, no espaço da Escola Básica Aviador Brito Paes, entre as 9:30 e as 16:30, com horários flexíveis, consoante a disponibilidade dos pais e encarregados de educação.
Para que a criança possa participar no projecto deve apenas realizar a inscrição, preenchendo um formulário, proceder ao pagamento de 20€ (15€ de inscrição/aquisição de material +5€ de seguro) e deslocar-se ao local trazendo alimentação do domicilio.

Programa de actividades:

Segunda-Feira 11 de Abril 
  •  Dinâmica de Grupo "Apresentação / conhecimento"
  • Modelagem de balões
Terça-Feira 12 de Abril
  • Culinária para crianças
  • Hora do conto
  • Fotografia
Quarta-Feira 13 de Abril
  • Passeio BTT
  • Expressão Plástica
Quinta-Feira 14 de Abril
  • Dança
  • Futebol
  • Jogos tradicionais
Sexta-Feira 15 de Abril
  • Passeio pedestre
  • Pinturas faciais

terça-feira, 29 de março de 2011

Convivio Motos MX / Quads - Colos 20/3/2011 - Rescaldo

Dia 20 de Março de 2011 realizou-se o primeiro convívio de motos e quads TT/MX, com circuito fechado para andamentos livres, organizado pela SRC (Sociedade Recreativa Colense), e foi um sucesso.
Compareceram no alto da Serra da Vigia, vulgo Serra da Lagariça, 26 Motas e Quads de TT/MX para um dia muito bem passado, com muito convívio e amizade, a proveniência foi a mais diversa, desde a larga comitiva do Team Motovaz de SãoTeotónio, passando por pilotos da Boavista dos Pinheiros, Milfontes, Vale Ferro, Nave Redonda, Rogil, São Miguel, e claro, de Colos.
No sábado, dia 19, tinha sido de intenso trabalho no circuito, apesar dos bons dias de sol a parte mais baixa continuava alagada em água e lama, havia mesmo dois sítios onde era quase impossível passar rápido e em segurança, por isso a solução foi, literalmente, tentar “tapar a lama” com saibro, cascalho e terra, para isso o sempre disponível Miguel Ângelo trouxe um reboque de cascalho que foi providencial, mas insuficiente, restando então o recurso à picareta, à enxada e à pá, e como nestas coisas quem quer faz sempre mais do quem pode, o trabalho possível lá apareceu concluído e a muita lama foi tapada para que todos pudessem passar rápido e em segurança naquele lugar.
O resto do circuito estava um mimo para quem gosta de andar neste tipo de piso, fizeram-se as marcações com fitas e placas de forma a ficarem todas as entradas cortadas e todas as zonas perigosas sinalizadas, maximizando a segurança.
Na zona alta da serra, onde se esperava a concentração de público, colocou-se a sempre indispensável barraca de cervejas e delineou-se a zona para automóveis, estava montado o palco para um dia fantástico.
Domingo amanheceu solarengo e quente, para a organização começou ás 6:30 da manhã, transportadas as últimas coisas necessárias para o evento restava esperar pelos pilotos e máquinas que não tardaram a aparecer, e também já algum público, cerca das 11:00 horas abriu-se o circuito aos pilotos e todos se fizeram ao terreno.
Uns mais rápidos, outros mais lentos, todos desfrutaram da melhor forma do traçado escolhido na serra, e ao fim da primeira hora de andamento livre começaram a faltar os braços a alguns e parava-se para descanso e abastecimentos, entretanto todos diziam que o terreno estava muito duro e a pista era difícil, muito técnica, mas agradável, o sol brilhava e o público ia esvaziando a arca das cervejas.
Felizmente acidentes e quedas foram quase nulos, apenas o piloto colense André Correia sofreu uma queda mais aparatosa que o deixou algo amassado e eu próprio que tive uma “meia queda” já que o quad quis-me jogar fora mas eu teimoso não larguei o guiador e apenas um dos pés foi apanhado pela roda traseira, mas de males maiores valeram-me as botas de motocross e foi mais o susto que as consequências.
Cerca das 15:00 Horas encerrou-se o circuito e rumou-se à sede da SRC para o repasto de carne assada, estava assim praticamente terminado este excelente dia, o resto foi a limpeza da serra, recolha de lixo, fitas, placas, etc, ao final do dia tudo estava limpo e arrumado.
Até à próxima.

 Em meu nome e em nome da Sociedade Recreativa Colense quero agradecer a todos os pilotos que estiveram presentes, sem vocês nada disto era possível, ao público presente e a todos, que de uma forma ou outra, contribuíram para que este evento fosse possível, nomeadamente ao pessoal da SRC, e a todos os rapazes e raparigas que participaram e ajudaram: João Delgado, Luís Matias, Carlos Ferreira, André Correia, António Delgado, Vânia Fernandes, Carla Loução, Nicole Silva, Patrícia Catarino, Miguel Ângelo, Paulo César, Diniz Batista (fotógrafo de serviço) e Junta de Freguesia de Colos