quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ribeira do Seissal - 16 de Fevereiro - Celebração do Dia dos Namorados

vista sra das neves
Passeio a pé com algumas surpresas desde a Ribeira do Seissal até à Capela da Nossa. Sra. das Neves, na freguesia de Colos em Odemira. A capela está situada no cume de um monte com uma vista magnifica e a caminho poderemos ainda apreciar o Anjo monumental esculpido pela artesã local Esmeralda Sobral. A Senhora das Neves é o único santuário mariano da zona de Colos que ainda é alvo do interesse da população, havendo a 5 de Agosto uma festa com procissão ladeira acima até à capela. Também naquele lugar se encontram vestígios de antigas muralhas defensivas do período islâmico.
Desafiamos os casais mais arrojados a juntarem-se a nós neste passeio com pic-nic e muitas surpresas.
Passeio de meio dia
€ 15 pp**
Gratuito para crianças acompanhadas.
(50% de desconto para os residentes no Concelho

Visita guiada a Colos - Dia 12 de Janeiro - Fotos

 Na sequência da visita guiada à Vila de Colos, promovida pelo Mundomontado, dia 12 de Janeiro, e onde os presentes visitaram a Vila, arredores, a sua Igreja Matriz, os Lagares de Azeite, tanto o antigo e tradicional como a unidade moderna de produção de Azeite, etc....... aqui deixo algumas fotos gentilmente cedidas pela Elise Haton do Mundomontado:

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket
Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Visita guiada a Colos - Dia 12 de Janeiro


 Visita guiada de Colos e Oficina de Artes & Ofícios - Tecelagem

No dia 12 de JANEIRO, venha passar um dia diferente na Vila de Colos
Para as amantes de história, convidamos para uma visita guiada ao centro da VILA DE COLOS, no Concelho de Odemira, no Baixo Alentejo.
A fundação do Concelho de Colos remonta ao Século XV, com Foral de D. Manuel I no auge da época dos Descobrimentos portugueses. Povoado fortificado sob a égide da Ordern de Santiago como atesta a espada na fachada da Igreja Matriz. Poderemos visitar também a Igreja de Santa Isabel da 2ª metade do séc. XVI e ainda outros edifícios e ruas cuja toponímia atesta a importância desta localidade na história regional.
Visitaremos ainda, um antigo Lagar com mais de 100 anos e que se encontra desactivado mas, onde poderemos observar todo o mecanismo e faremos uma prova de azeites. Ainda hoje, a Vila dispõe dos mais variados serviços para o visitante incluindo um Mercado Municipal com pastelaria tradicional.

Local: Mercado Municipal de Colos, pelas 10:00 horas
Inscrição: 20,00 euros por pessoa (50% de desconto para residentes no concelho)

Ainda neste dia, partícipe numa OFICINA DE TECELAGEM e ajude a valorizar as Artes & Ofícios tradicionais.
Venha aprender fazendo, nesta oficina guiada por Ana Penedo que gentilmente nos abre as portas do seu atelier. Vai ter oportunidade de contactar com esta técnica milenar e aprender o que é a urdideira, a montar as guias do tear e a medir a teia. Incluí a oferta de um tradicional tapete de trapos realizado durante a oficina.

Local: Mercado Municipal de Colos, pelas 14:00 horas
Inscrição: 25,00 euros por pessoa  
 * Nota: necessária reserva obrigatória e sujeito a Nº mínimo de participantes

WEB: www.mundomontado.com
EMAIL: booking@mundomontado.com
TEL: 286 516 788
         933 195 567
         917 538 106

sábado, 29 de dezembro de 2012

Lançamento do Livro "Cozendo o pão, Costurando a vida" em Colos dia 19 de Janeiro

Dia 19 de Janeiro terá lugar, no Salão da Junta de Freguesia, o lançamento do 2º livro da nossa conterrânea e autora Maria Vitória Afonso.
O lançamento e apresentação em Colos, terra da autora, tem o apoio da Junta de Freguesia e terá uma pequena festa onde predominará a cultura alentejana.
Estarão presentes várias individualidades, entre as quais representantes do poder local, e o  Doutor Eduardo Raposo prefaciador do meu livro e destacado dirigente do CEDA (Centro de  Estudos Documentais do Alentejo), para além do Dr Francisco Naia que actuara´ com canções do seu vasto e variado repertório.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Escola de Artes de Sines - Audições de Inverno 2011



Comemorando em 2012 os sento e cinquenta anos do nascimento de Debussy e aproveitando a classificação do ano 20132 pelas Nações Unidas como ano Internacional da Cooperação pela água, e Escola de Artes de Sines, escolheu a temática Água como elemento unificador e catalisador para a inundação de musica prevista para este ano lectivo
A água, tal como a musica é um elemento transversal e universal.
Quando Debussy sentado à beira de um rio, exclamou, é o mar!. começando logo de seguida a escrever a peça com o mesmo nome, serviu-se não só da poética impressionista e aquática, mas também da viagem sonora por musicas e escalas orientais.
 A música começou a deixar de estar fechada numa caixa chamada Europa. Se não foi o primeiro a fazê-lo, foi pelo menos o primeiro a expressá-lo mais consistentemente em termos sonoros. O musico Ruyuchi Sakamoto que considera este como um dos seus compositores de eleição, afirma precisamente: "Debussy foi influenciado pelo oriente e o oriente é influenciado por Debussy"
Mas a água do ponto de vista prático também é uma questão transversal e universal. Fixadas na crise financeira do mundo ocidental, só pensando no desenvolvimento económico, esquecendo o desenvolvimento sustentável e ecológico do planeta: o acesso à água por parte de todos, a protecção dos ecossistemas aquáticos, a gestão das zonas costeiras, as estratégias de adaptação ás alterações climáticas são aspectos fundamentais do desenvolvimento e defesa dos recursos hídricos.

Porto de partida para exploradores do mundo, Porto de chegada para músicos do mundo, o litoral Alentejano cumpre assim o seu destino: Circular entre musica e o mar:


11 de Dezembro de 2012 - Escola EB2,3 Aviador Brito Paes  - COLOS
Audição na Igreja Paroquial de Colos

Francisco Cruz, Marta Tomé
Balão do João, Tradicional

Rita Santos - Violoncelo
Gavotte, Gossec

Maria Teresa Félix - Fagote
Merryly We Roll Along., Tradicional

Ana Patricio - Violino
 Concerto Nº1.3º Andamento, Rieding

Luis Silva, Ridrigo Guerreiro
Guitarra Portuguesa
Canção, Carlos Paredes

Raquel Guerreiro - Fagote
Yankee Doodle, Tradicional

Gabriela Brissos, Érica Brisos - Tuba, Clarinete
Balão do João, Tradicional

Sara Durões - Violino
Concerto Nº1,2º andamento, Rieding

Ventura Lourenço - Fagote
Ha-Tikvah, Tradicional

Alexandra Silva - Clarinete
Marmotte, L, Van Beethovem

Sandro Gonçalvez - Tuba
IX Sinfonian 4º andamento, Dvorak

Neusa Silva - Violeta
2º Andamento do concerto para violinoRieding

Catarina Costa, Sammy Gouden - Oboé
Duo Minor Bird, Arr. Sufrauzens

Catarina Malveiro - Fagote
Brian Boru`s March, Tradicional

Classe de Conjunto 5ª A
Plon Plon Plon, Marco Alves

Classe de Conjunto 8ª A
Smells Like Teen Spirit
Nirvana, Arr. Luis Castro

PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket
PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SRC - Passeio TT 2012 e Futebol


Novembro 2012, data já apontada em diversas agendas dos amantes do TT desportivo e recreativo como sendo o mês maior do TT a sul, com a realização do já grandioso Passeio TT Colos, edição 2012.
Eis senão que....... num golpe de teatro, tudo não passava afinal de uma mentira, um logro, um engano, um desmentido, afinal, segundo os responsáveis máximos pela Sociedade Recreativa Colese, (SRC), que muitas vezes se confundem e não se sabe bem quem são, afinal, escrevia eu, o passeio 2012 nunca esteve para se realizar, sendo anulado à nascença, como um nado morto. Triste sorte para um tão grandioso evento que tantos pilotos, motos, conhecidos e desconhecidos, amigos e simpatizantes de TT desportivo e recreativo, tanta gente trazia à nossa Vila de Colos.
Foi o flop completo......... a ineficácia no seu mais alto grau, a vontade da preguiça e a victória da incapacidade.
Como é possível, pergunto eu, e com conhecimento de causa, que um clube como a SRC, que tem orgãos directivos eleitos, capazes e jovens, e tem uma massa associativa sempre pronta a ajudar, assim como já o demonstrou no passado, como é possível, que esta gente deixe cair aquele que era já o maior evento realizado em Colos nos ultímos anos e para o qual outros deram o seu trabalho suor e lágrimas? Como foi isto possível ainda para mais quando era uma actividade que reconhecidamente, gerava receita, fazia dinheiro, sendo bem administrada e gerida, como tudo, gerava boas receitas e coadjuvada com outras actividades paralelas fazia desse final de semana, que até deveria coincidir, mais ou menos, com a data de aniversário da própria colectividade, fazia desse final de semana, uma festa para Colos e para os Colenses.
Mais uma vez a SRC não esteve à altura das suas responsabilidades e pergaminhos, revelando uma total falta de acção e iniciativa, coisa que, falando em jovens como os responsáveis pela colectividade de momento, começa a ser preocupante, até mesmo em termos clinico/psiquiatricos.
Devo reconhecer também aqui que estou a escrever este artigo com os dados que disponho, mas que, não obstante, de momento, ser "personna no grata" , nas instalações da SRC, não creio errar muito na análise que faço dos factos, ainda para mais quando estive directamente envolvido nos dois primeiros passeios TT da SRC e que , modéstia à parte, foram uns sucessos, deixando eu "a porta escancarada" para novos sucessos de futuro, comigo ou sem mim, porque ninguém é insubstituível, e o passeio practicamente já se fazia a ele mesmo, com meia dúzia de elementos, se tivessem vergonha, não fossem preguiçosos e tivessem gosto pela própria SRC, gosto por fazer acontecer, por mostrar trabalho e angariar fundos, qualidades que manifestamente, nenhum dos elementos mencionados demonstra possuir.
Do futebol nem gosto de falar, mas resolvi apenas abrir uma excepção para apelar aos responsáveis que se retirem das diversas competições onde estão inseridos, evitando assim males maiores para o grande nome de que a SRC tinha a nível de futebol de inatel e distrital.
É uma VERGONHA o que a equipa da SRC anda a fazer pelos campos de futebol por onde tem de cumprir calendário, é uma vergonha para os próprios jogadores, para o treinador, para os responsáveis e uma vergonha para a memória de todos aqueles que já cá não estando presentes fisicamente, estarão concerteza em espírito, e que muito lutaram também para levar este nome e este emblema aos mais altos lugares do futebol concelhio e distrital, e que agora o vejam , semana após semana ser enlameado e compurscado por todo o lado, sendo alvo da risota e gozo de todos.
Por tudo isso tenham vergonha e desistam enquanto é tempo e ainda estão todos vivos, visto que a média de elementos a dar entrada nos hospitais da região, por diversas razões, é praticamente de um por jogo!!
É pena que assim seja, é pena pelo nosso clube, é pena pela nossa terra, mas, como diz um antigo ditado popular, vão-se os anéis mas ficam os dedos, faço votos pelo interesse de novos elementos que certamente chegarão para repor a ordem e dar um pouco mais de dignidade aquela que deve ser um bastião de alguma cultura e recreio em Colos, a SRC como Força Viva da Freguesia, como forma de estar, de conviver e aprender, de encontro e lazer, um clube efectivamente empenhado em desenvolver e agrupar as diferentes gerações de Colenses numa verdadeira passagem de testemunho ao longo dos anos, como sempre foi e será.

Fernando Martinho


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Orçamento Participativo CMO 2012

A proposta apresentada por Pedro Gonçalves, Presidente da Associação de Pais da Escola Aviador Brito Paes, em Colos, foi a grande vencedora do Orçamento Participativo 2012 da CMO (Câmara Municipal de Odemira)

Esta proposta da escola de Colos obteve 659 votos, contra a segunda mais votada, que foi a proposta de S. Luis e  Reliquias e que obteve 451 votos e por fim a terceira mais votada da Boavista dos Pinheiros com 375 votos
Está a assim de parabéns a Escola Aviador Brito Paes, a população de Colos e restantes freguesias do agrupamento, a associação de pais e todos os alunos da Escola.
Com este resultado será investido em Colos, na espaço da Escola, cerca de 185 Mil Euros, o que, nos dias que correm, não poder deixar de ser referido como um investimento muito significativo para o interior do Concelho de Odemira, tantas vezes esquecido em função do litoral.
Esta é também uma vitória da tenacidade, da audácia e determinação em vencer, uma vitória das ideias e do bem comum, uma vitória das crianças da nossa escola, que assim vão passar a ter um espaço escolar melhor e mais eficiente, mais confortável e acolhedor, com a criação de infraestruturas que não foram planeadas na planta original da escola, mas que com o espaço existente são realizáveis e necessárias, não esquecer o slogan da campanha: Pelo futuro dos alunos!!
Mas esta é também uma vitória muito especial para a novíssima Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Colos, recentemente criada e eleitos os orgãos directivos, esta associação desde logo elegeu o orçamento participativo 2012 como uma meta a atingir, pegando na anterior proposta apresentada em 2011, reformulando o projecto e efectuando uma campanha muito bem organizada para angariação de votos.
É de toda a justiça escrever que esta é também uma vitória pessoal para os elementos da associação, nomeadamente para Pedro Gonçaves, presidente da Associação de Pais da nossa escola, e escrevo com conhecimento de causa, porque sei do empenho e determinação que colocou neste projecto e nesta campanha, rumo à vitória, mas nunca esquecendo todas os outros elementos espelhados pelas freguesias que constituem o agrupamento de escolas de Colos, a Susana Hilário na freguesia de Bicos, a Juliane Gounden na freguesia de Relíquias, a Maria Virgínia em Amoreiras Gare e o Nuno Duarte em S. M. Amoreiras, pelo extraordinário trabalho realizado, pois a força que o projecto recolheu foi também em grande parte devida ao trabalho e dedicação destas cinco pessoas. Posso dizer-vos, errando talvez por defeito, que cada um destes elementos, durante o mês da votação, investiu um mínimo de duas horas diárias neste projecto.
Agora não esquecer que este passo é muito importante, mas a obra tem de sair do papel e para isso vão seguir-se mais alguns largos meses de estudos, projectos e burocracia até que as obras sejam iniciadas, e espero muito sinceramente, para mal de alguns que não acreditam no OP, que este projecto sai mesmo do papel, não esquecer que os projectos ganhadores do OP 2011 ainda não foram iniciados, por isso cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Finalizo com a frase utilizada por Pedro Gonçalves no dia da apresentação dos resultados do Orçamento Participativo de 2011 onde o projecto da escola foi derrotado por escassa margem: "houve muito menino que não fez os trabalhos de casa “, pois bem, desta vez os trabalhos de casa foram efectuados e o interior do concelho disse Presente!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sonoridades & Sabores em Colos

O roteiro de música tradicional e petiscos “Sonoridades & Sabores” desafia para tardes e serões de convívio em Colos, 24 de Novembro.

No dia 10 de Novembro, a primeira etapa do roteiro acontecerá no Café Ângelo, em Cortes Pereiras, na freguesia de Santa Clara-a-Velha; no dia 24 de Novembro o evento acontecerá no Café Piriquito, em Colos; já em Dezembro, no dia 1, será no Café Flor da Serra, na Ribeira do Ruivo, em S.Teotónio e, por último, no dia 29 de dezembro, no Café Porfírio, em Vale Ferro, freguesia de Relíquias.
Nos quatro sábados, a partir das 15.30 horas, o Canto ao Baldão enche os espaços, com a alma e coração do interior, acompanhado pela Viola Campaniça. Mais tarde, pelas 18.30 horas, entrarão em cena acordeonistas, poetas populares, o Grupo Etnográfico Maria do Alto Mira, o Grupo Musical Amoreirense e o Grupo Atar e Pôr ao Fumeiro.
Em cima da mesa estarão os melhores sabores da região, com os petiscos carne de porco frita, salada de orelha, torresmos e enchidos, cachola de coentrada, enquanto que os pratos principais serão galinha à moda do campo, cozido de couve e de grão à alentejana ou arroz de feijão com pataniscas, sem esquecer o pão e vinho da região.
Esta iniciativa acontece desde 2006, numa iniciativa da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, em parceria com o Município de Odemira, e este ano com o apoio das Juntas de Freguesia de Santa Clara-a-Velha, Colos, S.Teotónio e Relíquias.
Sonoridades & Sabores é um evento que tem como objetivo tentar reavivar tradições antigas e divulgar a gastronomia e cantares populares do interior do concelho de Odemira.

Contactos:
Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, Antero Silva: 966 978 866 / 936 793 196
Café Ângelo (Cortes Pereiras, freguesia de Santa Clara-a-Velha): 283 933 079
Café Restaurante Piriquito (Colos): 283 691 201
Café Flor da Serra (S. Teotónio):283 881 076
Café Porfírio (Vale Ferro, freguesia de Relíquias): 283 635 162

Via CMO

sábado, 20 de outubro de 2012

 Como sabem estamos na reta final da votação do nosso projecto  http://apaiscolos.files.wordpress.com/2012/09/cartazes-1.jpg  ,candidato ao Orçamento Participativo . 

Sabemos que grande parte de vós já votaram , no entanto quem ainda não votou ainda se pode registar aqui  http://www.op.cm-odemira.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28196  .

Pedíamos também que se  fosse possível ainda falassem com os vossos familiares e  amigos para que se conseguissem mais alguns votos .

Quem achar por bem deve reenviar esta noticia para os seus contactos do concelho de Odemira .

Precisamos de todos os votos possíveis .

Os Alunos agradecem .

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Orçamento Participativo 2012 - Vamos todos votar no projecto da nossa escola

O que é Orçamento Participativo, perguntam muitos, ora bem, a grosso modo é uma verba que a câmara de Odemira passa a disponibilizar no seu orçamento anual com vista a efectuar projectos apresentados e votados exclusivamente pelos cidadãos residentes no concelho.
Para mais informação e participação consultar a página do OP aqui.
Neste caso a verba é de 500.000,00 euros e a fase de apresentação de projectos foi até ao final do mês de Junho, sendo a votação de cada projecto efectuada em Outubro e os resultados divulgados em Novembro, os projectos vencedores serão implementados e as verbas disponibilizadas durante o ano de 2013.
Colos, este ano, apresenta novamente um projecto para requalificação da Escola Aviador Brito Paes, este ano apadrinhado pela Associação de Pais da escola, o que lhe confere uma maior dinamismo e projecção.

Este projecto consiste em criar e construir uma série de infraestruturas que não foram contempladas no desenho original da escola de Colos.
Assim a actual direcção da Escola Aviador Brito Paes, juntamente com a associação de pais, propõe-se a criar uma "floresta" no espaço existente, com a plantação de árvores, um lago, um circuito de manutenção, uma passadeira para pedestres, uma horta ecológica, um skatepark, aumentar o polidesportivo e dotá-lo de relva artificial, construir uma cobertura desde a entrada da escola até ao edifício da pré-primária e traseiras da escola, cobertura de uma parte do páteo interior da escola e a colocação de paineis solares para aquecimento das salas e aproveitamento energético.
Este é um projecto para o futuro dos nossos filhos e uma mais valia para a escola em si e para todas as populações cujas crianças frequentam a Escola Aviador Brito Paes, por isso até ao final de Outubro vamos todos votar massivamente neste projecto através da Internet ou nas urnas de voto móveis que este ano vão estar em todas as freguesias do concelho.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

21st Century em Colos - 10.9.2012

Realizou-se no passado dia 10 de Setembro de 2012, em Colos, no Largo D.Manuel I, um concerto de música onde actuou a banda 21st Century.
Este concerto foi patrocionado pelo Café Piriquito e mostrou que com alguma carolice e puxando pela imaginação Colos não necessita ser uma terra tão apagada e solitária como tem sido relegada nos últimos anos, muito por falta de acção daqueles a quem caberia mais propriamente esta responsabilidade, que no meu entender são a Junta de Freguesia e a Sociedade Recreativa Colense, diga-se de passagem.
Esta pequena amostra de ideia para a noite colense revela que as pessoas estão aderentes a novas ideias e iniciativas, venham de onde vierem, haja vontade e trabalho em prol do bem comum.
Naquele dia de Setembro reuniram-se no Largo D. Manuel I (vulgar Largo da Praça), um número bastante interessante de pessoas para assistir ao concerto, ainda para mais se pensarmos que este nem foi anunciado nem divulgado como são outras iniciativas do género, tipo bailes e festas populares, mas mesmo assim uma boa parte da população aderiu ao concerto e mostrou que Colos está ávida de novas ideias para diversão e animação nocturna nas noites de verão.
Era bom que a Junta de Freguesia e a Sociedade Recreativa Colense deixassem de olhar tanto para dentro e começassem a pensar no papel que realmente devem desenvolver dentro da localidade, com as responsabilidades que têm perante as pessoas, no caso da SRC, dos seus sócios, no caso da Junta de todos os fregueses, tanto os que cá estão e vivem, como os que nos visitam no verão, que esperam mais e melhor animação e diversão.
Colos não pode ficar "agarrado" apenas à sua, agora, renovada feira anual, que mesmo que continue nos mesmos formatos será a sempre a festa de Junho, ora o verão não é apenas Junho e Colos não merece passar uma "travessia do deserto" o resto do Verão nem tão pouco o resto do ano.

Este agrupamento musical, de nome 21st Century, vocacionado para o Pop/Rock, é formado por quatro adolescentes, dois rapazes e duas raparigas, e aqui é que está uma das suas principais atracções, porque não é muito normal ver-se raparigas em bandas musicais, muito menos duas na mesma banda, ainda para mais uma delas a tocar bateria, como nos 21st Century, e de forma magnifica.
A banda foi formada em Milfontes, em meados de Março desde ano, e aos elementos de Milfontes juntou-se o nosso Zé Pedro, Colense e virtuoso guitarrista que nos delicia com as suas actuações assim como os restantes elementos, a Catarina e o seu baixo na voz, a fantástica Mariana na bateria e o sempre seguro João na outra guitarra, magníficos e com tudo para crescerem como banda e como músicos, assim o desejo e espero como amigo da banda e fan Nº1.
Junto deixo algumas fotos deste bocado de noite bem passado, obrigado Café Piriquito e obrigado 21st Century.

PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket
   PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket