quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOVAMENTE AS OBRAS NA EIRA DA LAGOA EM COLOS

Recebi via email um texto do leitor Pedro Gonçalves, acerca das malditas obras na Eira da Lagoa em Colos, texto esse que anda a circular pela internet já em vários sítios e que passo a reproduzir:

«Já se passaram 3 anos e alguns meses desde o inicio da maldita obra e a magana dura e dura e dura …Bem sei que durante algum tempo a obra esteve parada devido ao processo de insolvência da empresa construtora, mas embora nos queiram atirar areia para os olhos com esse facto, não deve ser esse o motivo de tanta aldrabice que por ali paira.

O que tem a insolvência da empresa, na parte final da obra, diga-se de passagem, com a deficiente construção, com os muros que caíram ainda na fase de construção, com um anfiteatro onde nunca se poderá realizar um espectáculo? Tal a aberração da construção. Se estiver enganado acerca do anfiteatro, façam o favor de me mostrar que não terei problemas em admitir.
O que tem a insolvência da empresa a ver com locais de cerca de dois metros de altura sem qualquer protecção?

As autoridades políticas no poder, em Colos e em Odemira, tem por hábito dizer que os Colenses vandalizaram a obra, mas nunca nenhum deles teve a seriedade de dizer que o vandalismo a que se referem foi o de meia dúzia de pessoas terem arrombado a porta do polidesportivo,, que está pronto, sem nada estragarem, para o utilizarem. O que estragaram estes vândalos? NADA. Mas dá jeito ter uma desculpa na ponta da língua quando alguém questiona o mau andamento da obra.

No entanto já por duas vezes questionei o município sobre a fiscalização no decorrer da obra.
Em nenhuma das vezes obtive resposta concreta .

Volto a perguntar. A CMO fiscalizou a execução da obra?

Das duas uma, ou não fiscalizou ou se fiscalizou, quem o fez, não fez o que devia. Segundo sei, foram 3 os “responsáveis pela fiscalização” e não é preciso ser técnico para ver que não actuaram em conformidade. Será possível que nenhuma das pessoas que devia ter fiscalizado a obra via a porcaria que estava a ser feita?
Todos viam os muros a cair, as paredes a rachar, os muros a serem levantados sem uma amostra de ferro e eles não viam? É preciso ser doutor ou engenheiro para ver que a obra não tinha a mínima segurança para os transeuntes mas a fiscalização estava-se a lixar?
É por estas e por outras, que não vale a pena estar a enumerar, que eu não acredito que tenha sido só por incompetência de quem não fiscalizou o que devia. Ou então sou eu que estou enganado. Oxalá assim seja.

E o que aconteceu a estas pessoas que não fizeram aquilo para que os munícipes lhes pagam?
Vai a CMO actuar sobre estas pessoas ou vão continuar a assobiar para o lado?

O facto da obra poder vir a ser terminada (antes de outubro de 2013 é certinho que fica pronta) não pode esconder as barbaridades que ali foram cometidas.
E quem aprovou uma obra que não tem qualquer tipo de segurança para os utilizadores?
Esses já sei como fazem, pagam trabalhos a mais e escondem com o dinheiro do povo aquilo que deviam ter feito bem e não fizeram. Maldito jardim de betão que nos foi calhar em sorte, quem tanto ansiou pelo arranjo da eira da lagoa não merecia ser contemplado com tamanha aberração.

No dia da inauguração com toda a pompa e circunstância, os Colenses esperam pelos atores para lhes dizer o que pensam. »

 Pedro Gonçalves

sábado, 18 de agosto de 2012

Sim, estas a ficar velho!

Acho que este texto já é antigo... e longo... mas mesmo assim aproveito para quem tiver a paciência de o ler! Alguém se identifica?

De acordo com os regulamentos e burocracias de hoje, todos nós que nascemos nos anos 70 e princípio de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, senão vejamos:
As nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos.
Não tínhamos frascos de medicamento com tampas "á prova de crianças" ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.

Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags - viajar à frente era um bónus.
Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem. Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.
Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos dentro do barranco num silvado aprendíamos.
Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.Não tínhamos PlayStation, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos à rua.
Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía! Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal.
Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Passados 5 minutos éramos os melhores amigos outra vez e já estávamos a brincar.
Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.
Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a escola; não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.
Criávamos jogos com paus e bolas.
Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem, eles estavam do lado da lei.
Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.

És um deles? Parabéns!
És um dos que tiveram a sorte de crescer como verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as nossas vidas, "para nosso bem". Para todos os outros que não têm idade suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós.

Isto meus amigos é surpreendentemente medonho... e talvez ponha um sorriso nos vossos lábios:

A maioria dos estudantes que estão nas universidades hoje nasceu depois de 1986...chamam-se jovens.
Nunca ouviram "we are the world" e uptown girl
Conhecem 50cent e não Billy Joel.
Nunca ouviram falar de Rick Astley, Bananarama ou Belinda Carlisle.
Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname.
A SIDA sempre existiu.
Os CD's sempre existiram.
O Michael Jackson sempre foi branco.
Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo fosse um dia deus da dança.
Acreditam que Missão Impossível e Anjos de Charlie são filmes do passado.
Não conseguem imaginar a vida sem computadores.
Não acreditam que houve televisão a preto e branco.

Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:
1. Entendes o que está escrito acima e sorris
2. Precisas de dormir mais depois de uma noitada
3. Os teus amigos estão casados ou a casar
4. Surpreende-te ver crianças tão á vontade com computadores
5. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóveis
6. Lembras-te da Gabriela
7. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos

SIM ESTÁS A FICAR VELHO/A!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Soneto da separação

Eu sempre me pergunto a mim mesmo o porquê das coisas terem de mudar, o porquê de as pessoas se voltarem ao sabor do vento ou do tempo, como ovelhas, quando no fundo nos conhecemos todos deste pequenos!
No mínimo devíamos remar todos para o mesmo lado e evitar as divisões, lutar pela nossa terra e tratar de a desenvolver, e fazer crescer, a terra, nunca a desunião.
Cresçam, apareçam e unam-se pela vossa terra!
----------------------------------------------------------
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

  Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket
Photobucket Photobucket  Photobucket  Photobucket  Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nova Toponímia de Colos

Está finalmente aprovada e publicada a nova Toponímia de Colos.
Os novos nomes das ruas e sítios da terra foram finalmente alvo de consenso e o novo mapa e nomes já esta publicado na página da Câmara Municipal de Odemira
Era uma medida que se impunha havia alguma tempo dada a expansão que a terra teve nos últimos 10 a 20 anos, com muitas ruas novas e lugares sem nome, assim tudo chegou a bom porto.
Pessoalmente nada tenho contra os novos nomes das ruas que os não tinam, os ou novos nomes dos lugares sem nome, a minha rua, a Rua 28 de Maio manteve o nome, felizmente, ainda para mais sendo a rua mais conhecida de Colos, continua a evocar uma data histórica e imortal, mas para os mais aborrecidos com esse facto a rua principal do bairro de S. Pedro ostenta agora o nome de Rua 25 de Abril, por isso existe para todos os gostos evocando e trazendo à memória dos homens acontecimentos e pessoas do nosso pais e da nossa terra e região.
Um grande exemplo de homenagem póstuma e profunda gratidão foi a lembrança de dar o nome do grande e imortal Dr. António Calapez Garcia à rotunda junto ao Bairro de S.Pedro.
De salientar que todos os nomes foram alvo de escolha pelos membros da Assembleia de Freguesia, e votados por unanimidade,  e assim podemos ter na nossa terra ruas e sítios como a Rua Vasco da Gama, Rua 25 de Abril (esta tinha sido escusada ó Pedro), Largo Brito Paes, Florbela Espanca, Ordem de Santiago, entre outras.
Temos pena que o anterior largo dos Correios não se tenha passado a chamar largo da Sociedade, dado a antiguidade da sede da mesma no local, a implementação da Junta de Freguesia nesse local remonta aos anos 80 enquanto a Sociedade Recreativa Colense já por lá existe há mais de 80 anos sempre no mesmo edificio.
De destacar também, a titulo de curiosidade, que Colos tem uma Travessa do Lobo e uma Travessa da Goela do Lobo...... insólito no mínimo!!

Junto podem ver visualizar o novo mapa toponímico de Colos assim como a descrição das diversas ruas e sítios:
Através das cores podem identificar os diversos sítios e ruas e seus nomes definitivos
Ligação à página da Câmara Municipal de Odemira: 

Photobucket     Photobucket     Photobucket     Photobucket

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fotos de Colos no Concurso "Portugal, o Melhor Destino"

Esta a decorrer até ao dia 18 de Setembro de 2012 uma iniciativa na Internet a nível nacional intitulada " Portugal, o melhor destino", onde se pretende promover o país como um destino turístico de excelência, através de imagens captadas pelos habitantes do próprio país. Estas imagens serão utilizadas para criar aquele que pretende ser o maior álbum fotográfico do mundo.
Eu próprio, como fotógrafo amador, resolvi participar e concorrer dando a conhecer fotos da nossa terra.
Todas as fotos serão votadas e por isso tenho de apelar aos meus leitores e acompanhantes a  irem visitar a página e votar nas minhas fotos e afinal são as nossas fotos.
Para isso é muito simples, basta irem ao endereço da página : http://www.portugalmelhordestino.pt/  e clicar onde diz FOTOS, de seguida no campo onde diz AUTOR basta colocar o meu nome: Fernando Martinho e logo de seguida podem visualizar as minhas fotos e podem votar em cada uma delas.

Obrigado desde já a todos os que votarem!!


segunda-feira, 16 de julho de 2012

2.500 Km - de Inglaterra até Colos

Através do Blog A Cinco Tons dou conta a todos os leitores da viagem que 2 jovens se propuseram a fazer, de bicicleta, desde Coventry, Reino Unido , até Colos, Baixo Alentejo, nossa terra.
Aos 2 jovens, irmãos, Daniel, 23 anos, a concluir o mestrado de Relações Internacionais na Universidade de Évora, e Gil, 19 anos, no 2º ano de Engenharia Informática na Universidade de Coventry, Reino Unido o Blog Vila de Colos deseja as maiores felicidades.
Segundo o Blog A Cinco Tons , os 2 jovens contam chegar a Colos sensivelmente dentro de um mês, fazendo uma média de cerca de 100 quilómetros por dia, e já partiram no passado dia 14 de Julho, por isso cá os esperamos em meados de Agosto, espero que consigam os objectivos sem problemas de maior.

Gil e Daniel, dia 14 de Julho, às 6 da manhã à partida de Coventry, nesta viagem de bicicleta com destino a Colos (Alentejo)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cozinhar em Colos

De vez em vez, convém fazer, eu pelo menos tenho o costume de fazer, uma pesquisa no Google e noutros motores de busca com determinadas palavras ou frases e ver o que aparece de novo, até porque na internet as coisas mudam e aparecem à velocidade da luz e nunca sabemos bem o que vamos encontrar, descobrir ou desenterrar.
Assim, se colocarem a palavra Colos no Google ou no Bing ou em qualquer outro motor de buscas vão encontrar sempre alguma coisa nova, informações mais ou menos relevantes ou sítios e páginas relacionados com este cantinho onde habitamos.
Desta vez vez porém, nem foi preciso efectuar nenhuma busca, alguém que leu atentamente o meu Blog verificou que havia um outro blog na internet, relacionado com Colos, e que nem estava listado na minha lista de ligações que eu tanto gosto de manter actualizada e o mais completa possível, que me alertou para o facto da existência desde Blog.
Trata-se de um blog sobre culinária, e depois de ter estado a ver com atenção verifico., como bastante pena, que já não é actualizado desde 2010, a última entrada é de 19 de Novembro de 2010.
Também não consegui identificar com precisão os autores do mesmo, embora reconheça alguns dos nomes dos Bloggers. 
Bem, de qualquer forma reconheço que estava um trabalho muito bom, que eu desconhecia, e que desde aqui apelo à sua reactivação e continuidade como forma de promover a nossa riqueza culinária e a nossa cultura tradicional alimentar, que nunca é igual por terras alentejanas, no passado muito isoladas, mesmo até umas das outras.
De forma que por aqui, na região, no Alentejo praticamente todo, determinada comida pode ter muitas maneiras de ser confeccionada o o resultado final nunca é precisamente o mesmo, sendo por vezes até bastante diferente.
Não me alongando mais deixo o repto aos autores deste Blog para a sua continuidade, deixo o logótipo e a ligação para o mesmo, por favor vejam e revejam e experimentem a fazer alguma coisa.
Bom, apetite!!
 http://cozinharemcolos.blogspot.pt/


terça-feira, 3 de julho de 2012

Ana Correia, de Colos, entre os alunos de Odemira representam Portugal em competição sobre Ambiente nos EUA

Estudantes do Clube de Ciências Bigeo destacaram-se no 6.º Concurso de Jovens Cientistas e garantiram o passaporte para a Genius Olympiad 2012. Estiveram no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
 Seis alunos da Escola Secundária de Odemira representaram Portugal na Genius Olympiad 2012, uma competição internacional de projectos escolares na área do Ambiente, que decorreu entre 24 e 29 de Junho nos Estados Unidos.
Os alunos são os autores dos dois únicos projectos portugueses que integram o lote de 248 projectos seleccionados para participar na Genius Olympiad 2012, que se realizou na cidade universitária de Oswego, no estado de Nova Iorque.

Lúcia Martins, Daniel Silva, Marlieke Pronk, Ana Correia (Colense), Milene Ramires e Mónica Raposo fazem parte do Clube de Ciências (Bigeo) da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, e que candidatou os projectos através da Associação Juvenil de Ciência.
Os alunos “estão muitos honrados e entusiasmados” com a participação porque “é uma competição mundial de ciência” entre “os melhores jovens cientistas do mundo”, disse a coordenadora do Bigeo, a professora Paula Canha.
Por outro lado, contou, os alunos “estão a sentir a responsabilidade de representar Portugal, mas também de estarem à altura dos colegas” dos três grupos da Escola Secundária de Odemira que participaram em edições anteriores da competição e todos trouxeram medalhas para Portugal, “o que é bastante difícil”.
Os dois projectos portugueses seleccionados para a Genius Olympiad 2012 já foram premiados no 6.º Concurso de Jovens Cientistas realizado no âmbito da Mostra Nacional de Ciência, que decorreu em Lisboa, nos passados dias 31 de Maio e 1 e 2 de Junho.
O projecto “Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos em Odemira”, da autoria de Lúcia Martins, Daniel Silva e Marlieke Pronk, recebeu o 2.º prémio do 6.º Concurso de Jovens Cientistas, no valor de 1200 euros. Graças ao projecto, os três alunos foram convidados a representar Portugal no 24.º Concurso Europeu para Jovens Cientistas, que irá decorrer entre 21 e 26 de Setembro deste ano em Bratislava, na Eslováquia.
O projecto “Recuperação de áreas invadidas por Acacia longifolia em Odemira”, da autoria de Ana Correia, Milene Ramires e Mónica Raposo, recebeu uma menção honrosa.
Dois anos de muito trabalho, dois anos em que aprendemos muito", garante Milene Ramires. A professora Paula Canha coordenou, uma vez mais, os passos dos estudantes. "O nosso projecto tem alguma importância porque, actualmente, a acácia, que é uma espécie invasora, é a segunda causa da perda de biodiversidade a nível mundial. E sendo uma espécie invasora, é uma planta exótica, ou seja, não é originária do nosso país e reproduz-se muito rapidamente, competindo com as plantas nativas (originárias do nosso país), pelo seu habitat", adianta Milene Ramires. Os três alunos decidiram então tomar medidas para que a invasora acácia não "roubasse" o habitat de uma planta endémica em vias de extinção - o plantago almogravensis.